conecte-se conosco

Meio Ambiente

No Dia da Árvore, Iguá celebra conservação de nascentes e matas ciliares com ações de educação socioambiental

Companhia promove conscientização sobre a importância da conservação da vegetação para segurança hídrica e qualidade de vida.

Publicado

em

Operações realizam campanha que apresenta as árvores como guardiãs das águas

Na semana em que se celebra o Dia da Árvore (21 de setembro), a Iguá reforça seu papel na conscientização, conservação e recuperação da biodiversidade. As árvores são importantes para o saneamento e a segurança hídrica, principalmente nascentes e matas ciliares dos locais de atuação. Próximas de rios, elas atuam como barreiras para sedimentos – diminuindo a poluição, protegendo as encostas e evitando desmoronamentos.

“Preservar as árvores em nascentes e matas ciliares próximas a rios e corpos d’água ajuda no controle de erosão e enchentes, o que contribui para um futuro sustentável”, diz Joziel Donizzette Andrade, gerente de meio ambiente da Iguá.

Para marcar esta data, a Iguá irá realizar na semana de 18 e 22, uma série de ações de educação socioambiental em suas operações, presentes em 6 estados do Brasil: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Paranaguá Saneamento, empresa do Grupo Iguá, realizará uma ação especial com os alunos do projeto Futsal Top, da Associação Monte Sião. Na ocasião eles visitarão as instalações da companhia para conhecer o ciclo da água e os processos realizados pela empresa no tratamento de água e esgoto. Os alunos passarão pela sede administrativa, ETA Colônia e ETE Cominese e, na última parada será finalizada com o plantio de 10 mudas de árvores por parte das crianças participantes do programa.

“Nosso relacionamento com a comunidade é essencial e temos investido em ações de educação ambiental para crianças e adolescentes que serão multiplicadores desse aprendizado”, afirma Wagner Souza, diretor geral da Paranaguá Saneamento.

Por meio de ações sociais e conscientização ambiental, a Iguá busca promover a cidadania e sensibilizar a sociedade sobre a importância do ciclo da água e da preservação de áreas naturais.

“A responsabilidade social e o relacionamento com as comunidades são pilares da companhia. Nossa atuação visa contribuir com a aprendizagem por meio de atividades práticas que colaboram para o entendimento da importância da conservação das florestas, da fauna e flora, dos recursos hídricos, bem como o papel de cada um nesse processo”, afirma Natalia Carneiro Menezes, gerente de responsabilidade social da Iguá.

Plantio de mudas no Rio

A operação do Rio de Janeiro é um exemplo de como a Iguá atua para recuperar e preservar a biodiversidade. A companhia irá realizar a dragagem das áreas assoreadas do Complexo Lagunar de Jacarepaguá. Já foram retiradas 150 toneladas de lixo e plantadas 18 mil mudas de mangue vermelho nas margens da Lagoa do Camorim. Até dezembro de 2023, o Complexo Lagunar receberá 40 mil mudas da espécie.

As obras de dragagem irão começar em novembro de 2023 e tem previsão de duração de 36 meses, com investimentos de R$ 250 milhões. Serão retirados cerca de 2,3 milhões de metros cúbicos de lodo e sedimentos da Lagoa da Tijuca, Lagoa de Jacarepaguá, Canal da Joatinga, Canal de Marapendi e Lagoa do Camorim.

A despoluição e recuperação do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, desejo da população há décadas, já está trazendo resultados: aumento da biodiversidade – grupos de colhereiros, aves de plumagem rosada, apareceram no local e geração de emprego para população do entorno.

Fonte: Assessoria

Em alta

plugins premium WordPress