Meio Ambiente

Mutirão retirou 15 mil microplásticos em Guaratuba

Ação fez parte da mobilização nacional realizada em 10 cidades litorâneas

43vpj7g

A Prefeitura de Guaratuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apoiou a realização do “Dia V”, algo que faz parte de uma mobilização nacional de recolhimento de resíduos na costa do Brasil e aconteceu no sábado, 25. O município, junto com outras 10 cidades litorâneas, fez parte da iniciativa. Ao todo, o mutirão, que contou com atuação de lideranças empresariais, servidores e voluntários, recolheu nove quilos de resíduos das areias de Guaratuba, totalizando 15 mil itens, em sua maioria microplásticos. 

“O mutirão de limpeza aconteceu pela manhã, saindo da Praia Brava. A ação recolheu um total de 9kg de resíduos, 15 mil itens, a maioria microplásticos. Segundo os organizadores, além do impacto das ações de limpeza, o evento pretende conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. A Prefeitura de Guaratuba e Secretaria Municipal do Meio Ambiente apoiaram essa ideia”, afirma a assessoria do município.

Importância da ação a nível nacional

Segundo a Prefeitura, uma pesquisa feita pelo Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP) revelou que mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto de plástico, algo que inclui o litoral do Paraná. “Dessa forma, estima-se que cerca de 8,8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam nos oceanos do planeta todos os anos”, alerta. 

“O plástico pode levar 500 anos para se decompor, nos oceanos eles afetando diretamente a fauna marinha, pois são confundidos com alimentos e ingeridos pelos animais, causando sua morte e contaminando cadeias alimentares, com sérios impactos na saúde dos seres humanos”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Mutirão retirou 15 mil microplásticos em Guaratuba

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Mutirão retirou 15 mil microplásticos em Guaratuba

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.