conecte-se conosco

Meio Ambiente

Tartaruga-verde é devolvida à natureza em Pontal do Paraná

Animal foi resgatado em Matinhos, ferido e atacado por urubus

Publicado

em

Foto: Acervo LEC/Giuliani Manfredini

Na quarta-feira, 16, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou a soltura de uma uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) no balneário de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. O animal ficou 28 dias em reabilitação no laboratório, se recuperando de diversas lesões, sendo que no momento do resgate, em Matinhos, a tartaruga juvenil estava sendo inclusive atacada por urubus.

Segundo o LEC, o resgate aconteceu em 19 de julho pelos técnicos de monitoramento Bruno Correa de Oliveira e Adrianne Araújo Pires, na Praia Mansa, em Matinhos. “No momento do resgate, a tartaruga estava sendo atacada pelos urubus, pois não conseguia se proteger”, explica.

“O animal chegou ao Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde da Fauna Marinha da UFPR com ferimentos na nadadeira e no olho esquerdo, além de sinais de emalhe em rede e ingestão de lixo. Após menos de um mês, o animal pode voltar saudável à natureza, com a visão preservada.  O tratamento foi um sucesso”, afirma o LEC.

PMP-BS

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. “Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos”, completa o LEC.

O que fazer ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos

“Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses é possível acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo 0800 642 33 41 ou pelo WhatsApp (41) 9 92138746”, finaliza o LEC.

Com informações do LEC/PMP-BS

Em alta

plugins premium WordPress