conecte-se conosco

Meio Ambiente

Projeto da Portos do Paraná leva saneamento básico a moradores de Eufrasina

Iniciativa faz parte do Projeto de Saneamento Ecológico do Programa de Educação Ambiental

Publicado

em

Foto: Divulgação/Portos do Paraná

A Portos do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) deram sequência nesta semana (segunda e terça-feira, 18 e 19) na implantação de mais três sistemas de saneamento básico na comunidade marítima de Eufrasina. Dentro do Projeto de Saneamento Ecológico do Programa de Educação Ambiental, a empresa pública leva alternativas de tratamento de esgoto adaptando projetos para as necessidades locais. A ideia é melhorar a qualidade de vida dos moradores do local e a qualidade ambiental da baía de Paranaguá.

“Estamos trazendo alternativas de tratamento de esgoto para três residências nessa comunidade, porque aqui a ocupação se deu na beira da Baía de Paranaguá e poucas residências têm fossa ou algum sistema rudimentar para o tratamento de esgoto. Estamos trazendo esses sistemas alternativos de tratamento para Eufrasina em parceria com a Empresa Júnior dos Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. Estamos dando continuidade nesse trabalho buscando uma melhor qualidade de vida e uma melhor qualidade ambiental para as comunidades”, justifica a bióloga e analista portuária, Jaqueline Dittrich.

A ideia foi estudada e planejada com a comunidade local que elegeu o tratamento do esgoto como prioridade
Foto: Divulgação/Portos do Paraná

De acordo com ela, tudo foi bem estudado e planejado com a comunidade local que elegeu o tratamento do esgoto como prioridade. “Para os moradores receberem esse sistema, a gente organizou uma ação de conscientização, fizemos reuniões com eles e classificamos as residências prioritárias. Essa ação é uma continuidade das implantações que fizemos no início do ano, quando foi feita a implantação do sistema de tratamento de esgoto na Associação de Moradores de Eufrasina e também na Escola Estadual”, aponta Jaqueline.

Para o professor de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPR, Fernando Armani, as residências estão recebendo soluções personalizadas em colaboração com os moradores e de acordo com seus estilos de vida. “Não há uma abordagem única, pois adaptamos as tecnologias às necessidades individuais. O objetivo deste projeto é resolver a escassez de saneamento básico na comunidade, uma demanda que nos foi apresentada pela comunidade”, explica.

A ideia é melhorar a qualidade de vida dos moradores
Foto: Divulgação/Portos do Paraná

Segundo ele, alguns dos materiais utilizados são encontrados na própria comunidade de Eufrasina, “como cascas de ostras, bambu, resíduos de construção civil, entre outros. Isso é feito com o intuito de manter os custos baixos e incentivar a replicação dessas soluções em locais com características semelhantes. Nosso método de tratamento se baseia na ação de microrganismos especializados na decomposição de matéria orgânica”, finaliza.

A parceria envolve a Portos do Paraná, a Cia Ambiental (que presta serviços para a empresa pública) e a UFPR através do projeto de extensão “Educação e Saneamento” e também por meio da empresa júnior Elipse dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária da UFPR.

Fonte: Portos do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress