Lançada no dia 12 de setembro deste ano pela União dos Escoteiro do Brasil, a insígnia Mares Limpos tem por objetivo incentivar o lobinho, escoteiros, seniores e pioneiros a reduzir o consumo de plástico por meio do desafio Menos 1 lixo/ Mares limpos.
A chefe Ady Maciel, coordenadora da Insígnia dos Mares Limpos, informa que “o Grupo Escoteiros Comandante Santa Rita, alguns lobos da alcateia Tadami Sato e São Francisco abraçaram esse desafio e vêm trabalhando para podermos realmente não só conquistar a Insígnia, mas conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância de diminuir o lixo plástico em nosso planeta, além da importância da reciclagem, pois, só no Brasil, cerca de 96 mil toneladas de copos plástico são produzidas por ano – e demoram pelo menos 100 anos para se decompor”.
A diretora técnica do grupo, Denise Alves de Oliveira Folha, explica como funciona o desafio.
Diretora técnica do grupo, Denise Folha, está fazendo a divulgação
“Para conquistar a Insígnia, cada membro juvenil avaliará os tipos de plásticos descartáveis que costuma utilizar no seu dia a dia, como canudos, sacolas, copos, garrafas pet, por exemplo, e se comprometerá a reduzir o uso durante o período de 10 semanas, pois dizem que para criarmos um hábito demora 66 dias”, destaca Denise.
Uma vez alcançada a meta ao final do período do desafio, o Grupo Escoteiro Comandante Santa Rita, por proposta do chefe, conferirá o direito de usar a Insígnia Mares Limpos no Padrão correspondente à meta alcançada, ouro, prata ou bronze.
O Grupo Escoteiro Comandante Santa Rita foi fundado em 27 de julho de 1973, estando em atividade há 44 anos em Paranaguá.
Atualmente, possui aproximadamente 100 membros, entre lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros. Os lobinhos envolvidos nesta insígnia são aproximadamente 35.
O grupo desenvolve diversas atividades atraentes e variadas, tendo como objetivo principal o autodesenvolvimento da criança e jovem. As atividades atuam nos seguintes aspectos das crianças: físico, social, intelectual, espiritual e de caráter. Além de atividades com a comunidade.