conecte-se conosco

Meio Ambiente

Feira de adoção de animais acontece no sábado em Paranaguá

Setor veterinário da Semma estará aberto para atender os interessados

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Paranaguá

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizará no sábado, 25, uma feira de adoção, das 9h às 14h, na sua sede, localizada no Aeroparque. Ao todo, são 90 cachorros e gatos, com diferentes tamanhos, à procura de uma nova casa para acolhê-los.

“É de suma importância a adoção, pois além de ajudar a diminuir a superpopulação de animais em situação de rua, estará fazendo toda a diferença salvando uma vida, libertando o animal da vivência em um abrigo ou de uma vida extremamente difícil nas vias públicas, suscetível a fome, ao frio, a doenças, acidentes, etc. Com a adoção vem a responsabilidade, logo, antes de adotar um animalzinho é preciso ter em mente que ele vive por muitos anos e terá que dispor de recursos para sua manutenção e cuidados, que ele necessita de boa alimentação, abrigo, banho, visitar regularmente o veterinário, do seu tempo, de atenção, de carinho, de espaço, bem como que ele não poderá ficar sozinho quando viajar e, muito menos, ser deixado para trás em caso de mudança”, destacou a diretora do Departamento Veterinário da Semma, Thábata Nicetto.

Quem pretende adotar um animal de estimação, deve levar um documento com foto, CPF e comprovante de residência atualizado no setor veterinário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A Semma orienta que será necessário que o futuro dono leve uma coleira quando for a hora de levar o pet. Cada animal resgatado recebe cuidados veterinários antes de entrar na lista de adoção, onde também são castrados. “Destaca-se que animais adultos já estão desverminados, vacinados e castrados. No caso de filhotes, a castração é garantida pelo referido departamento”, lembrou Nicetto.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente cuida de 90 animais, sendo 30 filhotes e 60 adultos (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

A diretora do Departamento Veterinário da Semma, Thábata Nicetto, informa que os animais adultos são doados castrados e os filhotes têm castração garantida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente ao atingirem a idade e peso ideal. “Optando pela adoção, saiba que estará fazendo um bem duplo, a você e ao seu novo amigo, o qual será eternamente fiel e grato”, pontuou.

A maioria dos animais da Semma foram resgatados através de ligações no da secretaria (41) 3420-6141. O tempo de reclusão aos que praticam o crime de abandono e maus tratos passou para dois a cinco anos, com pagamento de multa e perda da guarda do animal de estimação. Denúncias de abandono/maus-tratos podem ser realizadas através do setor de fiscalização no telefone (41) 3420-2967.

“Cães e gatos, adultos e filhotes, poderão ser adotados no próximo sábado, dia 25, quando o setor veterinário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), estará atendendo das 9h às 14h”, a secretaria Municipal de Comunicação reforçou o convite.