A Praça “Marinha do Brasil”, no Centro Histórico de Paranaguá, foi revitalizada pela prefeitura com a limpeza do espaço, poda de árvores e pintura dos monumentos. O serviço ocorreu entre os dias 17 e 21 de fevereiro e reformou um espaço público muito frequentado pela população, por estar localizado próximo à Estação Ferroviária de Paranaguá e ao Terminal Urbano da cidade, entre as avenidas Arthur de Abreu e Almirante Maximiano da Fonseca.
O destaque do serviço de manutenção realizado pela Secretaria do Meio Ambiente foi a nova pintura na réplica do Farol de Conchas, que ocupa a área central da praça “Marinha do Brasil”. O farol é um importante sinal náutico do litoral do Paraná construído no alto do Morro das Conchas na Ilha do Mel por determinação do então Imperador D. Pedro II em 1870. O equipamento foi inaugurado em 1872 e, desde então, é um marco visual na paisagem paranaense.
A construção da réplica do Farol das Conchas em uma praça na área central de Paranaguá foi uma forma de homenagear a Marinha do Brasil, responsável pela manutenção do farol. O espaço abriga ainda os bustos do Almirante Tamandaré, Almirante Barroso e do Imperial Marinheiro Marcílio Dias, heróis da Batalha Naval de Riachuelo na Guerra do Paraguai e determinante para a vitória brasileira no conflito.
O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, celebrou a revitalização da praça por representar fisicamente a ligação permanente entre a Marinha e a população do litoral paranaense.
“Agradeço ao prefeito Marcelo Roque e toda a equipe da Prefeitura de Paranaguá o empenho em revitalizar a praça Marinha do Brasil. Contribuímos para a segurança e o desenvolvimento social e econômico do Paraná desde a determinação do Imperador Dom Pedro II em outubro de 1853 para a instalação de uma Capitania em Paranaguá devido às atividades portuárias no município. Ficamos orgulhosos em manter este legado representado fisicamente em um espaço público na área central do município”, afirmou o comandante.
Ao agradecer o cuidado e o zelo com que a Capitania dos Portos do Paraná tem com a praça Marinha do Brasil o prefeito Marcelo Roque salienta a parceria entre entes públicos, que embora tenham funções diferentes estão de mãos dadas para o bem-estar da população.
“Ao Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Rogério Antunes Machado, e aos demais membros da corporação, nosso muito obrigado. Paranaguá é muito grata e também orgulhosa pelo serviço que a Capitania presta em nossa cidade em relação à segurança da navegação do segundo maior porto do Brasil. Por isso procuramos cuidar da melhor forma possível esse bem público que exalta a atuação da Marinha em nossa cidade”, salientou o prefeito.
Da Assessoria da Capitania
Foto: Capitania dos Portos do Paraná