conecte-se conosco

Litoral

Troca de vidros é realizada no Armazém Macedo, em Antonina

Espaço deverá ser reaberto em outubro

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Antonina/Divulgação

Na segunda-feira, 18, a Prefeitura de Antonina anunciou que as obras de revitalização do Armazém Macedo, um dos principais pontos turísticos do município e do litoral do Paraná, continuam sendo realizadas nas últimas semanas. Desde agosto, benfeitorias estão sendo feitas no prédio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por meio da construtora Biapó com o apoio da Prefeitura. 

Em agosto, o foco foi a manutenção dos corrimões, com o objetivo de conceder mais segurança aos visitantes. Em setembro, as benfeitorias estão focando também obras nos vidros da parte superior e no terraço. “A Prefeitura de Antonina segue concluindo etapas de revitalização no Armazém Macedo, com objetivo de proporcionar mais segurança aos visitantes e turistas, o prédio vem recebendo manutenções e reparos”, completa a assessoria do município.

“Na última semana foram concluídos os vidros da parte superior, todos trocados, a aplicação da camada de manta impermeabilizante, assim como o teste de estanqueidade no terraço e o espaço em volta da caixa de vidro foi nivelado. A retomada das atividades e reabertura do prédio está prevista para o mês de outubro”, ressalta a Prefeitura de Antonina.

Reforma foi entregue em 2022

Em março de 2022, o Armazém Macedo foi entregue revitalizado pelo IPHAN. “Construído na segunda metade do século XIX, com características ecléticas, mas ainda com algumas soluções construtivas típicas da arquitetura luso-brasileira, o Armazém Macedo servia para o escoamento da produção de erva-mate. O local passou por restauração e em 18 de março de 2022 foi entregue à população de Antonina”, completa.

“O Armazém Macedo recebeu investimentos de aproximadamente R$ 7,2 milhões do Iphan, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo”, detalha a assessoria. “O armazém fica entre a antiga Rua da Praia (atual Rua Marquês do Herval) e a Baía de Antonina, numa posição privilegiada na cidade. Mesmo em condição de ruínas, era um dos pontos mais visitados do setor histórico”, completa.

Com a revitalização realizada, o armazém acolhe programação culturais variadas, “com propostas transversais e de múltiplos segmentos: artístico, científico, ambiental, entre outros”, finaliza o Iphan.

Com informações da Prefeitura de Antonina e IPHAN

Em alta