conecte-se conosco

Litoral

Réplica do Cristo Redentor é instalada no Morro do Brejatuba em Guaratuba

Imagem foi instalada na escadaria de acesso ao morro onde fica instalado o Cristo gigante

Publicado

em

No último sábado, 31, a Prefeitura de Guaratuba realizou uma cerimônia de instalação de uma réplica do Cristo Redentor na escadaria que dá acesso ao Morro do Brejatuba. O cartão-postal é um dos mais tradicionais do município e do litoral, onde fica localizada a Imagem gigante do Cristo, instalada em 1953, fazendo com que o local seja conhecido como Morro do Cristo. O evento fez parte das celebrações dos 250 anos de Guaratuba, sendo realizada com respeito às medidas sanitárias devido à pandemia. 

“No evento ocorreu a entrega da Comenda de 250 Anos para as famílias que participaram em 1953 da história do Cristo Redentor de Guaratuba. A família dos escultores Iswaldo e João Fedatto, filho e pai que juntos construíram a imagem do Cristo Redentor, foi uma das homenageadas. Quem recebeu a comenda em nome dos artistas foi a filha de Iswaldo, Raquel Fedatto Zauer. A comenda também foi entregue para o construtor João Gadotti, que na época participou da instalação da estátua do Cristo no Morro do Brejatuba”, informa a assessoria da Prefeitura.

Segundo o município, em nome da homenageada Josefa do Amaral Ferreira, viúva do presidente de estado Dr. João Cândido Ferreira, e que fez a doação da estátua do Cristo em memória ao marido, recebeu a comenda o bisneto João Cândido Cunha Pereira Filho.

Sobre a réplica

A réplica do Cristo foi instalada ao pé do Morro do Brejatuba, possuindo um metro de altura, sendo confeccionada no molde original da réplica que serviu como base ao estudo sobre o Cristo de oito metros que se encontra no túmulo de João Fedatto, em Curitiba. “O sobrinho neto Marcos Fedato e a secretária da Cultura e do Turismo, Rocio Bevervanso, localizaram esse segunda réplica em uma floricultura em Curitiba necessitando de alguns reparos, que foram realizados pelo servidor Mário Natalino”, explica.

O prefeito Roberto Justus destacou o simbolismo do Cristo para Guaratuba, sendo que o espaço é usado também para a religiosidade, com pedidos e agradecimentos, além de ser um cartão-postal do litoral paranaense. Justus agradeu as famílias que receberam as comendas. O depoutado estadual Nelson justus, que participou da cerimônia, também agradeceu os homenageados pelo seu papel essencial pelo bem de Guaratuba, lembrando do falecido Aparício Alves, que participou da instalação do Cristo em 1953 junto a Gadotti.

Prefeito destacou importância do Cristo Redentor na religiosidade e simbolismo de Guaratuba

A réplica também é um marco na acessibilidade. Segundo a secretária da Cultura e do Turismo, Rocio Bevervanso, o pedido da Imagem com um acesso mais fácil foi feito e atendido ao prefeito, com foco no acesso do local a idosos. 

Revitalização do espaço

“Além da instalação da réplica, foi realizado um trabalho de revitalização do ponto turístico que contou com a parceria da Secretaria do Urbanismo, da Secretaria da Infraestrutura e Obras, da Secretaria do Meio Ambiente, da Secretaria da Administração, da Secretaria das Finanças e do Instituto Água e Terra – IAT”, informa a Prefeitura de Guaratuba.

Diversas apresentações artísticas e culturais foram feitas na cerimônia, que contou com a benção do local pelo padre Luiz Langer, da Paróquia Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Sobre a colocação do Cristo em 1953

“O idealizador da colocação da imagem do Cristo Redentor no Morro Brejatuba em 1953 foi o então prefeito Miguel Jamur. Pensou primeiramente, em instalar o busto do fundador da cidade, Cel. Afonso Botelho de São Payo e Souza, porém, em diálogo com o Governador Moisés Lupion, e também a pedido da senhora Josefa do Amaral Ferreira, decidiu pelo Cristo Redentor”, finaliza o município. 

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação