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Litoral

Sociedade civil oficializa apoio às obras estruturantes no litoral do Paraná

Notas técnicas foram emitidas pelo Movimento Pró-Paraná e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e registradas em cartório na quarta-feira, 20 (Foto: Divulgação)

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Sociedade civil oficializa apoio às obras estruturantes no litoral do Paraná

Notas Técnicas de apoio aos projetos de modernização da Orla de Matinhos e da construção da Ponte de Guaratuba foram registradas em cartório

Duas notas técnicas emitidas pelo Movimento Pró-Paraná e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) de apoio aos projetos de modernização da Orla de Matinhos e da construção da Ponte de Guaratuba foram, oficialmente, registradas em cartório na quarta-feira, 20. A ação oficializa o apoio da sociedade civil ao início das obras estruturantes para moradores e visitantes dos sete municípios do litoral do Paraná.

As obras fazem parte do planejamento estratégico do Governo do Estado e atendem a demandas históricas de moradores e turistas, além de promover integração e desenvolvimento social. A última grande obra do litoral foi a estrada Alexandra-Matinhos há 30 anos.

As notas técnicas foram entregues ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, no mês passado. Na ocasião, o governador destacou que é uma alegria receber esse apoio em prol do crescimento do Paraná. “Estamos promovendo uma revolução logística em vários modais, o próprio Ministério da Infraestrutura reconhece essa evolução”, afirmou o governador Ratinho Júnior. “Estamos dispostos a investir meio bilhão no litoral, isso nunca aconteceu na história”, completou.

Reunião com prefeitos e representantes do IEP, Movimento Pró-Paraná e sociedade civil aconteceu na quarta-feira, 20 (Foto: Divulgação)

Em outubro do ano passado, o Governo do Estado também recebeu apoio de um grupo de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para as obras na orla de Matinhos. Além disso, 18 propostas de Manifestação de Interesse (MI) de empresas e consórcios que desejam participar da licitação para a elaboração de estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia para implantação do projeto que conecta Guaratuba e Matinhos, e substitui o transporte que atualmente é feito com o ferry-boat, foram entregues ao Governo do Estado também em outubro passado. 

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, as duas obras representam um olhar diferenciado para o litoral do Estado. “Com o apoio dessas entidades, temos a certeza de que não haverá impedimentos para a realização das obras. Temos segurança técnica e jurídica, e este momento é histórico para que possamos avançar e promover o desenvolvimento sustentável do litoral do Paraná”, disse. 

Notas técnicas apresentadas e protocoladas em cartório pelo Movimento Pró-Paraná e IEP (Foto: Divulgação)

Apoio 

O projeto foi analisado pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná. Entre diversas ações, o grupo atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à Gestão Ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias, hidrovias e portos.

De acordo com o professor da UFPR e membro do ITTI, Eduardo Ratton, a análise foi feita em dois aspectos: um na engenharia e outro sobre as consequências das intervenções no meio ambiente.

“Concluímos que o projeto será eficiente no seu objetivo principal de reduzir os problemas erosivos. Caso as intervenções não sejam realizadas, a região pode sofrer danos futuros na via costeira e até mesmo nas residências construídas, pois hoje ocorrem fenômenos de erosão costeira acumulativa, ou seja, não haverá uma recuperação natural”, apontou.

Segundo o professor da UFPR e membro do ITTI, Eduardo Ratton, a análise foi feita em dois aspectos: um na engenharia e outra sobre as consequências das intervenções no meio ambiente (Foto: Divulgação)

O prefeito de Paranaguá e presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA), Marcelo Roque, afirmou que há anos existe um gargalo de veículos na PR-407 e no ferry-boat na temporada de verão, que chega a 2 milhões de habitantes. “Ninguém é a favor do desmatamento, mas como toda obra, essa também tem medidas compensatórias. As obras precisam acontecer porque o povo do litoral merece. Os sete prefeitos da região querem esse desenvolvimento”, afirmou. 

“A ligação entre Guaratuba e Matinhos pela ponte vai permitir o desenvolvimento social e econômico no litoral. Profissionais autônomos poderão se deslocar com mais rapidez e facilidade para realizar serviços na cidade vizinha”, destacou o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus.

Prefeito de Paranaguá e presidente da AMLIPA, Marcelo Roque, reforçou importância das obras que são muito aguardadas pela população litorânea (Foto: Divulgação)

Marcos Domakoski, presidente do Movimento Pró-Paraná, explicou que o órgão trabalha com o IEP em questões de infraestrutura há três anos. As reuniões, semanais, acontecem em câmaras técnicas e são debatidas em colegiado. “Discutimos as prioridades do Paraná e concluímos que chegou a hora do litoral do Paraná, região que sempre encontra obstáculos na realização de obras importantes. Tanto a Ponte de Guaratuba quanto a revitalização da praia de Matinhos têm projetos relevantes e indispensáveis”, afirmou. 

Ele destacou, ainda, o desenvolvimento do setor produtivo após a conclusão das obras. “Ao unir os moradores de Matinhos a Guaratuba, a população passa de 100 mil habitantes, o que a coloca entre as 12 maiores regiões urbanas do Estado. Isso viabiliza o avanço no comércio, clínicas médicas, universidades, escolas, restaurantes, hotelaria, entre outros setores”, completou. 

Horácio Hilgenberg Guimarães, presidente do IEP, disse que os projetos foram debatidos entre técnicos do órgão e que eles são fundamentais para promover desenvolvimento. “Fizemos a análise técnica do projeto junto com o IEP e chegamos à conclusão de que as obras vêm em uma hora boa, são viáveis e já têm recurso financeiro disponível”, disse.

Em reunião, deputado estadual Nelson Justus reforçou importância das obras para o desenvolvimento litorâneo (Foto: Divulgação)

Orla 

A revitalização da Orla de Matinhos está orçada atualmente em R$ 512,4 milhões, fruto de um financiamento obtido pelo Governo do Estado com um consórcio de bancos. O projeto executivo engloba novas estruturas marítimas, engordamento da faixa de areia, macro e microdrenagem e revitalização urbanística. O processo está em fase de Licenciamento de Operação e será realizada uma audiência pública antes do edital de licitação ser publicado.

A nota técnica da Orla de Matinhos destaca que “a obra ataca integralmente os problemas de infraestrutura que afligem a população local, tais como as constantes enchentes e redução da área de areia, bem como provê melhorias paisagísticas e aumento significativo da faixa de areia”. 

Prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, participou da reunião (Foto: Divulgação)

O texto cita que as estruturas marítimas vão proteger a orla das ressacas e evitar o assoreamento e que o engordamento da areia ao longo de 7,45 quilômetros vai reequilibrar questões ambientais e a infraestrutura turística e de lazer dos balneários da Praia Brava, Riviera e Saint Etienne.

Serão investidos mais de R$ 42 milhões em macro e microdrenagem, com a revitalização do canal da Avenida Paraná e a construção do canal de Saint Etienne, liberando as cabeças d’água que descem a Serra do Mar, além de 25 quilômetros de galerias para facilitar o acesso da água a esses canais.

O projeto propõe a revitalização de um trecho de 8,699 quilômetros, com pistas de caminhada, ciclovias, sinalização, passarelas, calçada de petit pavê, 12 pérgulas e mais de 500 postes de iluminação. 

Confira a nota na íntegra aqui:

Travessia 

“A ligação entre Guaratuba e Matinhos pela ponte vai permitir o desenvolvimento social e econômico no litoral”, ressalta o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (Foto: Divulgação)

A nota técnica das entidades em relação à Ponte de Guaratuba lembra que esse projeto está no imaginário do paranaense desde a promulgação da Constituição do Estado, em 1989, e cita as inúmeras dificuldades diárias da travessia com ferry-boat.

“Assim como a Ponte Hercílio Luz é um ícone na capital catarinense, sendo uma atração turística, a Ponte de Guaratuba será para o litoral paranaense, além de ser um agente integrador, eliminando perda de tempo na travessia da baía de Guaratuba via ferry-boat”, afirma a nota técnica.

O trabalho cita ainda que a “limitação da oferta de transporte rodoviário, pela ausência da ponte, dificulta o fluxo normal das pessoas que vivem no litoral, em especial, na temporada de verão. A inexistência da ponte também dificulta o trânsito de veículos, e os cidadãos preferem evitar deslocamentos devido às limitações das longas filas do ferry-boat e mesmo o transtorno da travessia embarcada em si”.

Confira a nota na íntegra aqui:

Movimento Pró-Paraná 

O Movimento Pró-Paraná existe desde 2001 e tem como objetivo integrar interesses de vários segmentos da sociedade paranaense. Ele é integrado por Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e Ocepar, além de vários outros órgãos.

IEP 

O Instituto de Engenharia do Paraná é a mais antiga das entidades desse setor no Estado, com quase 100 anos de história. É uma instituição que agrega profissionais, acadêmicos e estudantes e que tem como princípios a difusão do conhecimento e projetos em parceria com a sociedade.

Fonte: Divulgação IEP e Movimento Pró-Paraná

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