Na última quarta-feira, 29, o Governo Federal, por meio do Diário Oficial da União (DOU), publicou a Portaria n.º 719, reconhecendo a situação de emergência declarada em Guaratuba, algo que ocorre devido às chuvas intensas que atingiram a região nos dois primeiros meses de 2024. A medida favorece ao município na solicitação de recursos para reconstruções de casas atingidas, benefícios à população atingida e liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). .
“Com o reconhecimento federal é possível solicitar recursos para ações de resposta e reconstrução, assim como a concessão de benefícios às pessoas diretamente impactadas por esses eventos adversos. Esta medida também possibilita a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) junto à Caixa Econômica Federal, proporcionando um suporte financeiro adicional às comunidades afetadas”, explica a Prefeitura.
No fim de janeiro, quando ocorreu o maior volume de chuvas, ocasionando enchentes em Guaratuba, o município alojou diversas famílias em um abrigo provisório municipal. Ao todo, 82 pessoas passaram pelo local entre os dias 24 e 26 de janeiro, que funcionou na primeira noite no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I) e depois com a chegada de mais famílias foi montado na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Cohapar.
Além disso, no final de janeiro foram arrecadados 700 quilos de alimentos que foram destinados às famílias atingidas pelas chuvas em Guaratuba. A viação graciosa também fez parte da ação, transportando os alimentos de Curitiba para Guaratuba. Os itens foram arrecadados pela Triativa, Federação Paranaense de Triathlon e pelo Projeto a Rua Tem Fome. Além disso, o Café Curaçao arrecadou quatro toneladas de alimentos para as famílias afetadas no mês em questão, assim como houveram doações de outras empresas, cidadãos e entidades.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba