conecte-se conosco

Litoral

Órgãos de Saúde e Segurança realizam intervenção em paciente com Infarto Agudo do Miocárdio

Após a administração medicamento em Guaraqueçaba, a equipe aeromédica do BPMOA levou cerca de 12 minutos até o aeroporto de Paranaguá

Publicado

em

Foto: divulgação BPMOA

Equipe aeromédica do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) da PMPR em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado e SAMU realizam intervenção através de trombólise em paciente masculino de 60 anos com diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) em uma das regiões mais remotas do litoral do Paraná, Guaraqueçaba.

Trombólise consiste na revascularização do músculo cardíaco a partir da infusão do anticoagulante Tenecteplase. Essa medicação dilui o coágulo que estava obstruindo a artéria do coração, provocando o IAM.

Nesses casos, tempo é músculo! E por isso a Regulação Médica do SAMU Litoral acionou a equipe do BPMOA, pois o deslocamento por via terrestre ou aquática levaria muito tempo. Com a aeronave o transporte do paciente, após a administração do medicamento em Guaraqueçaba, levou cerca de 12 minutos até o aeroporto de Paranaguá, de onde seguiu com a ambulância do SAMU, para o Hospital Regional Litoral.

Após a administração da Tenecteplase, que é um medicamento de custo elevado e está disponível para utilização da equipe do BPMOA, o paciente apresentou melhora completa da dor e diminuição do supra-desnivelamento do segmento ST no eletrocardiograma – o que indica que a isquemia cardíaca, ou seja, o músculo do coração que estava sem receber sangue obteve uma melhora significativa no seu fluxo sanguíneo.

Informações: PMPR BPMOA