conecte-se conosco

Litoral

Semana da Consciência Negra 2023 ocorre até domingo em Morretes

Programação conta com palestras nas escolas, evento de Hip Hop e ação multicultural

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Morretes/Arquivo

Na segunda-feira, 20, a Prefeitura de Morretes divulgou ampla programação alusiva à Semana da Consciência Negra 2023, contando com palestras nas escolas municipais, bem como evento alusivo à comemoração dos 50 anos de história de Hip Hop e ação multicultural aberta à população. O encerramento ocorrerá no domingo, 25, no Coreto Imigrantes, com falas de representantes locais, benção dos terreiros de Umbanda e Candomblé, apresentação dos toques da cultura Rastafari e Roda de Capoeira.

“Instituída através da Lei Municipal n.º 588/2020, a Semana da Consciência Negra foi reconhecida em 20 de Novembro como a data comemorativa para o povo negro do município de Morretes. O intuito da lei é promover discussões e debates nas escolas  municipais, incluindo ainda, na disciplina de História, o ensino relativo ao estudo da Raça Negra na formação sociocultural brasileira, visando à superação dos preconceitos e discriminações raciais, existentes na sociedade”, ressalta a Prefeitura.

Encerramento no domingo, 26, ocorrerá no Coreto Imigrantes  (Foto: Prefeitura de Morretes/Arquivo)

De acordo com a assessoria, na programação consta o lançamento do livro “O Espanador Mágico” do autor Zito Camilo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em ações que serão realizadas em cinco escolas municipais (Desauda, Dulce, Miguel, Ferroviária e Porto de Cima) entre a segunda-feira, 20, e a sexta-feira, 24. No sábado, 25, haverá uma ação de homenagem durante a manhã e à tarde aos 50 anos dao Movimento Hip Hop na Vila da Palmeiras, com confecção de murais de grafite às 8h, abertura e falas iniciais às 15h, oficinas de breakdance às 15h30 e batalha de Rima às 17h. 

O encerramento no domingo, 26, ocorrerá em uma ação multicultural no Coreto Imigrantes, sendo aberto às 15h com falas de abertura de representantes locais. Às 15h30 ocorrerá benção dos terreiros de Umbanda e Candomblé “coletando a água do Nhundiaquara e benzendo o coreto e realizando uma apresentação dos pontos de cada casa”, completa. No horário das 17h haverá apresentação dos toques da cultura Rastafari com tambores dos Nyahbinghi com o Grupo de Estudo e Resgate da Cultura Rastafari Sagrada Raiz e, por fim, haverá o fechamento às 18h com Roda de Capoeira.

Com informações da Prefeitura de Morretes

Em alta

plugins premium WordPress