conecte-se conosco

Litoral

Guaratuba vence “Selo Caixa Gestão Sustentável”

Selo é um reconhecimento da Caixa para município com boas práticas

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Guaratuba

Na última sexta-feira, 17, a Prefeitura de Guaratuba recebeu um reconhecimento da Caixa Econômica Federal (CEF): o “Selo Caixa Gestão Sustentável”, honraria concedida para municípios que apresentam indicadores de políticas públicas positivas em torno de boas práticas de governo e responsabilidade socioambiental. Ao todo, o município litorâneo recebeu nota máxima em 10 indicadores de gestão abrangendo sustentabilidade, educação, saneamento, social, governança, contas públicas e gerenciamento de desastres. 

De acordo com o município, para conceder o Selo, a Caixa avalia diversos indicadores na Ambiental, Social, Governança e Climático. “Guaratuba está na categoria Topázio, com 72 pontos. O Selo tem quatro níveis: Cristal, Topázio, Safira e Diamante. Apenas 68 cidades entre os 5.570 municípios do Brasil possuem o selo, sendo apenas 1 na categoria Diamante, 21 na categoria Safira, 18 na Topázio (incluindo Guaratuba) e 28 na Cristal. Os critérios são baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030 da ONU”, explica.

“A cidade recebeu pontuação máxima nos indicadores acesso à água potável, acesso à coleta de esgoto, tratamento de esgoto, gestão sustentável, eficiência energética, qualidade da educação básica (meta IDEB), vulnerabilidade social, certificação em governança, regularidade das contas públicas, plano de gerenciamento de riscos e desastres”, afirma o município.

Segundo a Prefeitura, para obter o selo, a CEF coletou variadas informações de sistemas governamentais, fontes públicas e de indicadores auto declaratórios. “Estiveram presentes na entrega do selo o prefeito Roberto Justus, o deputado estadual Nelson Justus, a secretária da Educação, Fernanda Monteiro, o secretário das Finanças, Laoclarck Odonizetti Miotto, a gestora de Convênios Federais, Tânia Malinoski Bartolome, o chefe de Gabinete, Toni Caldeira, da Caixa, o superintendente Executivo de Governo, Marques Calixto, o gerente geral da Agência Guaratuba, Alexandre Crepaldi Castillo, o coordenador de filial, Leonardo Pudell Sobreira, e o supervisor de filial, José Luiz Vanz”, finaliza a Prefeitura.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

plugins premium WordPress