Litoral

Segundo dia de audiência pública da Ponte de Guaratuba tem ampla participação popular

Obra teve contrato assinado e ordem de serviço emitida nesta semana

O segundo dia de audiência pública para implantação da Ponte de Guaratuba contou com ampla participação popular. A sessão foi realizada em Guaratuba, na noite de quinta-feira, 8, no espaço cedido pela Assembleia de Deus Vitória em Cristo. A audiência foi organizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e pelo Instituto Água e Terra (IAT).

Mais de 500 pessoas acompanharam a apresentação do Governo do Paraná sobre o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da obra de implantação da Ponte de Guaratuba e os acessos.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti, destacou o sucesso das audiências. “A resposta foi muito positiva. Os municípios, que foram representados pelos dois prefeitos e pelos moradores, entendem que é uma obra que vai trazer progresso para o Litoral. Deu para sentir que a população quer a ponte. É uma demanda necessária”, explicou.

“Muitos questionamentos são feitos porque as pessoas não entendem os termos técnicos do estudo, o que é absolutamente normal. Então nós temos que trazer essas informações com uma linguagem mais popular para que todos entendam”, complementou.

Na noite de quarta, a audiência foi realizada em Matinhos. As duas sessões foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis pelo YouTube do DER/PR. Todas as dúvidas e sugestões não respondidas nesta fase de audiência foram protocoladas pelo IAT e serão respondidas em um prazo de 5 dias.

9kszzhgk
Mais de 500 pessoas acompanharam a apresentação do Governo do Paraná sobre o Estudo de Impacto Ambiental
Foto: Alessandro Vieira/AEN

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, destacou que o ritual do licenciamento ambiental é uma das etapas mais importantes. “Estamos tratando de uma obra importante para toda a sociedade paranaense. Portanto, obedecer ao rito do licenciamento é fundamental para darmos segurança técnica e jurídica para o andamento desse processo”, disse.

ALÍVIO

O artesão Silvio Sinval de Souza, 53 anos, nascido e criado em Guaratuba, conta que passou a vida toda recebendo promessas da construção da ligação entre os municípios, e que o andamento do projeto por determinação do governador Ratinho Junior é motivo de alívio para população. “Essa novela acompanhei minha vida toda. Agora, acredito que a ponte vai sair e será a maior felicidade. Para nós artesãos, para os moradores e para o turismo”, opinou.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo morador Marcelo Saporski, 45 anos. “Eu sou marinheiro e vejo o trabalho diário do DER no Litoral. Estou confiante que a obra vá trazer muitos benefícios. Também participo de uma associação de surfistas e todos são favoráveis à construção da ponte”, afirmou.

PRÓXIMOS PASSOS

Encerradas a fase de audiência, serão mais dois meses para a empresa vencedora da licitação obter a licença ambiental, seis meses de projeto e, após isso, a execução da obra em si. O prazo total para conclusão da Ponte de Guaratuba soma 32 meses. O Consórcio Nova Ponte venceu do processo licitatório com a proposta de R$ 386,9 milhões.

“Percebemos um clamor muito grande para execução da obra porque é um gargalo logístico para o Litoral do Paraná. Há viabilidade e o interesse público. Recebemos de forma satisfatória todos os apoios que recebemos nas audiências. As sugestões foram colhidas e todas as dúvidas serão respondidas dentro do prazo para possamos dar andamento no licenciamento ambiental da Ponte de Guaratuba”, afirmou o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes.

Fonte: AEN

Você também poderá gostar

Segundo dia de audiência pública da Ponte de Guaratuba tem ampla participação popular

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Segundo dia de audiência pública da Ponte de Guaratuba tem ampla participação popular

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.