A chegada do calor e proximidade da temporada de verão gera em todo o litoral do Paraná uma expectativa positiva não somente com a ida para a praia e o lazer com a família, como também com a geração de emprego e renda na região. Um exemplo disso são os vendedores ambulantes, que neste período intensificam suas vendas, oferecendo produtos na areia da praia e em diversos locais a turistas e moradores. Com foco neste potencial, em novembro, o Sebrae/PR, junto à Fecomércio Paraná e prefeituras de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos, iniciou a terceira edição do programa “Maré de Oportunidades”, oferecendo capacitação e qualificação para 1.750 empreendedores que atuam nos três municípios que concentram o maior número de praias no litoral e, consequentemente, turistas.
“O Maré de Oportunidades oferece formação, orientação e padronização, além de um trabalho de motivação e estímulo para que os empreendedores se organizem e melhorem o seu rendimento, atendimento e formalizados, levem um melhor serviço aos turistas e moradores das cidades”, informa o Sebrae. De acordo com a assessoria, a capacitação será realizada em Guaratuba no dia 21 de novembro (Parque de Eventos, em Pontal do Paraná no dia 22 de novembro (Ginásio Amatuzzi – Shangri-lá) e em 23 de novembro em Matinhos (Ginásio de Esportes do Sesc Caiobá).
Segundo o Sebrae, o programa oferece capacitação e inclusive possibilita que o ambulante formalize o seu negócio nas Salas do Empreendedor dos três municípios. “Com a iniciativa, o empreendedor pode se diferenciar nas areias das praias com itens que identificam os ambulantes qualificados pelo Maré de Oportunidades: camiseta, crachá, shoulder bag e um certificado que atesta a qualidade do serviço”, detalha.
Casos de sucesso
Antonio Chagas, 33 anos, é empreendedor no ramo de sorvetes há 33 anos em Guaratuba, e destaca a importância do programa, que já fez diferença no ramo profissional em que atua. “Para nós, é muito interessante esse apoio que temos. Antigamente, a gente só fazia a credencial de ambulante e trabalhava. Depois que começou o Programa, com as orientações da vigilância sanitária, o modelo melhorou nossa rotina e foi copiado em outras cidades. Essa parceria favorece para a gente trabalhar seguindo as orientações certas, com conteúdo e palestras gratuitas”, detalha.
“Moro em Ipanema. O curso ajuda muito, a gente sempre aprende bastante. Até nos assuntos que a gente acha que já sabe, acaba aprendendo informações novas, principalmente na manipulação de alimentos, no cozimento e conservação. Desde que o Programa começou, eu sempre participo. Tenho carrinho de bebidas, vendo água, refrigerantes, chás, tem de tudo. Minha filha também é vendedora de porções, fritas e camarão”, afirma Enio José da Rosa, de 70 anos, empreendedor que trabalha em Pontal do Paraná há 26 anos.

De acordo com o Sebrae, Matinhos possui 800 vendedores ambulantes cadastrados para atuar na temporada. Antonia Aparecida Ulisses, empreendedora do setor há três anos, reforça a importância do ramo de negócios e do programa do Sebrae. “Tenho microempresa desde 2001, antes tinha uma lanchonete, e havia feito o curso de manipulação de alimentos. Essa iniciativa é muito importante para a gente, com curso de reciclagem sempre estamos aprendendo coisas novas, buscando manter uma higiene perfeita para atender bem nossos clientes. Principalmente os turistas estrangeiros, que estamos sempre em busca de aprender a comunicação básica para conseguir atendê-los”, relata.
Emanuelly Ramos e Joilson da Silva, casal de empreendedores que atua em Matinhos, no balneário Caiobá, comercializam churros e bebidas há 10 anos e reforça que o “Maré de Oportunidades” está trazendo uma mudança positiva no seu dia-a-dia. “Sou ambulante há dez anos. Sou casada e tenho dois filhos, nossa família trabalha junta durante a temporada, no Balneário Caiobá, vendendo churros e bebidas. O Programa agrega conhecimento, experiências e nos deixar preparados a receber os turistas com comprometimento e qualidade”, afirma Emanuelly.
Como se inscrever
Para se inscrever, os vendedores ambulantes devem entrar em contato com as prefeituras de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Confira os contatos en úmeros de WhatsApp:
Guaratuba: Coordenação de Fiscalização – WhatsApp: 041 3472-8724
Matinhos: Paulo Sozo – Fiscalização – WhatsApp: 041 99501-3053
Pontal do Paraná: Antonio Cruz – Sala do Empreendedor – WhatsApp: 041 99843-5826
Com informações da Agência Sebrae de Notícias – Paraná (ASN Paraná)