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Litoral

Saiba como funcionará a isenção no ferry-boat de Guaratuba a partir da quinta-feira

Para organização, veículos passarão pelo guichê para receber tíquete gratuitamente

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Foto: DER-PR

Na terça-feira, 8, o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), anunciou que o serviço de travessia da baía de Guaratuba terá isenção de cobrança até o fim de 2023. Na quarta-feira, 9, a Prefeitura de Guaratuba explicou como funcionará a não-cobrança do valor, bem como de que maneira será feita a travessia e que as restrições de tráfego para caminhões serão mantidas em horários específicos. A medida ocorre devido ao período de operação da atual concessionária, Internacional Marítima Ltda., ter assinado novo contrato para atuar de apenas dois anos, enquanto a construção da ponte de Guaratuba será realizada.

“Com a assinatura do novo contrato para operação de transporte de ferry boat, formalizado pelo DER/PR, a empresa Internacional Marítima Ltda, vencedora da licitação irá operar a travessia pelo prazo de 25 meses. O contrato entra em vigor na virada do dia 10 (quinta-feira) para o dia 11 de agosto (sexta-feira). Dessa forma, não será cobrada tarifa de embarque até o final do ano, podendo ser prorrogada por mais tempo, caso seja necessário. Isso ocorre porque não foi realizada uma nova concessão, já que o prazo de operação será curto, de apenas dois anos, até a construção da Ponte de Guaratuba”, afirma a Prefeitura e o DER/PR.

Como funcionará 

O serviço de travessia terá isenção e funcionará através de usuários que deverão continuar passando pelos guichês, retirando então um tíquete com valor de R$ 0,00, com foco na organização da travessia, com respeito à garantia da capacidade operacional das embarcações. “O DER/PR solicita que os usuários se organizem de modo a evitar formação de filas na véspera da isenção, causando transtorno para moradores e demais usuários”, completa a assessoria.

Restrições de tráfego

Segundo as assessorias do município e Estado, as restrições de tráfego para caminhões na travessia serão mantidas. Entre às 0h às 8h não haverá restrições de eixos ou comprimento, tendo Peso Bruto Total (PBT) de 26 toneladas. Das 8h às 12 não haverá restrições de comprimento ou eixo no ferry boat, “tendo PBT de 26 toneladas, devendo obrigatoriamente passar pela balança afim de aferir a carga”, completa. 

Das 12h às 19h, “não podem podem utilizar a travessia veículos com mais de três eixos e/ou superiores a 14 metros de comprimento, com exceção do transporte coletivo de passageiros e veículos prestadores de serviços públicos (ambulâncias, etc)”, detalha. Além disso, das 19h às 0h a travessia é sem restrição de eixos ou comprimento, tendo o PBT de 26 toneladas.

Ponte de Guaratuba

“Essa nova solução atende a demanda até a construção da Ponte de Guaratuba, que terá quatro faixas de tráfego, calçadas e ciclovia, com dispositivos de segurança disciplinando o trânsito na obra de arte especial. A obra prevê também adequações das vias de acesso à ponte. Está em andamento nesse momento a etapa de elaboração de projetos de engenharia da obra e dos relatórios ambientais, visando a obtenção da próxima licença ambiental, a Licença de Instalação. As obras devem começar no segundo semestre”, afirma o DER-PR.

Segundo o Governo Estadual, a Ponte de Guaratuba contará com 1.244 metros de extensão, com largura útil mínima de 22,60 metros. “Também contará com uma seção estaiada de 320 metros, que permite a navegação pela baía. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte. A extensão da ponte chega a 3,07 quilômetros contando as vias de acesso”, finaliza o DER-PR.


Com informações da AEN e Prefeitura de Guaratuba

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