Connect with us

Litoral

Postos de Guarda-vidas permanecem ativos até o feriado da Páscoa

Corpo de Bombeiros dá dicas de prevenção para banhistas

Publicado

em

Com as altas temperaturas do verão, mesmo neste período de pandemia, em que o distanciamento social é um dos fatores para se conter a propagação do Coronavírus, a procura por locais para se refrescar, como praias, rios e cavas, ainda deve acontecer nos próximos dois meses.

Em virtude disso, o Corpo de Bombeiros fornece dicas e orientações para quem deseja frequentar esses locais, visto que com o encerramento da Operação Verão Consciente, neste fim de semana, o aparato deslocado à região tem uma redução, mas mesmo assim, a população poderá contar com postos de guarda-vidas ativos aos fins de semana até o feriado de Páscoa.   

A segunda tenente QOBM Ana Paula Zanlorenzzi, responsável pela Comunicação Social da Operação Verão Litoral – 2020/2021, enfatiza que os riscos nem sempre são visíveis, por isso é preciso ter cuidado. “Os riscos nem sempre são visíveis: mudanças de profundidade, correntes, buracos, perigos de galhos e pedras”, destaca a tenente Ana Paula, alertando que se deve evitar pular, tanto de ponta quanto de pé: em virtude de irregularidades do fundo (com pedras) e/ou pouca profundidade, a pessoa pode ter lesões graves, após um salto em que venha a se chocar com pedras ou o fundo do rio/mar/cava.

Outras dicas do Corpo de Bombeiros para evitar afogamentos nas praias, é procurar sempre que possível uma faixa protegida por guarda-vidas. Nunca ir muito para o fundo, manter sempre a água no máximo na altura da cintura, não ingerir bebida alcoólica antes de entrar no mar, ter sempre crianças a distância máxima de um braço para que, em caso de afogamento, o adulto possa auxiliar rapidamente; não entrar no mar quando as condições estiverem adversas; mesmo pessoas que sabem nadar podem se afogar, por isso se deve sempre entrar acompanhado no mar.

 Os Guarda-vidas vão atuar durante os fins de semana até a Páscoa
Os Guarda-vidas vão atuar durante os fins de semana até a Páscoa

“Em todos os fins de semana até a Páscoa, haverá Postos de Guarda-Vidas em nosso litoral: na Ilha do Mel, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Morretes, na Curva do Félix. Para um banho de mar mais seguro, procure uma faixa protegida por guarda-vidas. Caso visualize um afogamento em local onde não há Posto de Guarda-Vidas ligue 193”, alerta a tenente.

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Leia também: Corpo de Bombeiros realiza a formatura de Guarda-Vidas Civis Voluntários