Na terça-feira, 12, a Prefeitura de Antonina, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, anunciou que foi dado início na última semana à fase prática do Projeto de Revitalização do Centro Histórico com restauração e pintura de casarios na Travessa Marinho. Na primeira fase do projeto, que está sendo realizado pelo município com patrocínio do Porto Ponta do Félix e Rumo Logística, está prevista a reforma de 110 fachadas históricas, com pintura e revitalização.
Segundo a Prefeitura, o objetivo é a revitalização das principais casas históricas nas ruas do Centro Histórico de Antonina. “Este é um reconhecimento à beleza paisagística existente e a presença de um raro conjunto de edificações e ruínas de diferentes períodos históricos vinculados ao chamado primeiro ciclo do ouro no Brasil”, informa o município. Para se tornar realidade, o projeto passou por diversas fases, entre elas o estudo da área abordada, análise das cores, protocolo no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), aprovação dos proprietários e agora a fase prática, com pintura de fachadas e esquadrias.
“Antonina teve o seu centro tombado pelo IPHAN em 2012 e o objetivo deste projeto é revitalizar as edificações das principais ruas do centro histórico através da pintura com harmonização de cores das edificações ali existentes, também valorizar seus aspectos arquitetônicos e com isso atrair um maior número de turistas, proporcionando assim o aquecimento do setor econômico do município consequentemente o aumento na oferta de trabalho e melhoria na qualidade de vida da população”, explica a Prefeitura.
O patrocínio da iniciativa privada ocorreu após chamamento público, com foco na pintura de edificações selecionadas. O foco neste primeira fase são comércios e residências presentes nas ruas Conselheiro Alves de Araújo, 7 de Setembro, XV de Novembro, Dr. Carlos Gomes da Costa, Dr. Heitor Soares Gomes e Rua Antônio Prado, bem como na Praça Coronel Macedo.
Com informações da Prefeitura de Antonina