Na manhã de sexta-feira, 26, o 8.º Grupamento de Bombeiros, que atende o litoral paranaense, divulgou o boletim atualizado sobre os atendimentos decorrentes das chuvas nas cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.
Segundo a corporação, foram cessados os acionamentos decorrentes dos alagamentos no litoral e as equipes seguem com ações de prevenção e reposta das áreas que oferecem riscos e áreas afetadas.
Os números de atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros nos municípios afastados por alagamentos desde segunda-feira, 22, foram:
– Famílias removidas de áreas ilhadas: 82 (Pontal do PR, Matinhos e Guaratuba)
– Pessoas afetadas: 224
– Pessoas desabrigadas: 63
– Outras ocorrências: duas quedas de árvores (Matinhos e Guaratuba); dois deslizamentos de terra em residência (Matinhos) e na PR-412 (Guaratuba), um desmoronamento estrutural de residência abandonada (Antonina).
“️O Corpo de Bombeiros orienta que, em caso de chuvas fortes, a população deve antecipar a saída das áreas de risco para local seguro. Os abrigos municipais continuam ativos para receber os afetados. ️Realizar manutenção em telhado, corte de árvore e outros serviços de risco nesse momento não são aconselháveis sem orientação e equipamentos especializados. Em caso de emergência, ligue 193”, orientou o Corpo de Bombeiros.
Guaratuba
No município de Guaratuba, que apresentou maior volume de precipitação, a Secretaria de Obras efetua serviços de limpeza de redes de macro drenagem e realiza correções em estradas danificadas, para minimização de riscos. A Assistência Social do município também iniciou levantamento de atingidos e verificação da possiblidade de retorno de algumas famílias para suas casas.
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC) apoiou Guaratuba com 150 kits de cestas básica, kits de higiene e kits dormitórios. Foram solicitados os mesmos kits e quantidades diversas para os municípios de Pontal do Paraná e Matinhos.
Situação das estradas
A pista de acesso ao ferry boat, na PR- 412, será liberada, sendo mantido bloqueada apenas a via de acesso ao bairro Caieiras. Já em Matinhos, o acesso ao ferry boat está totalmente liberado.
Outras áreas de atenção na região serão avaliadas por equipe técnica da Defesa Civil Estadual, ainda na sexta-feira, 26.
A BR-277 continua parcialmente interditada no sentido litoral, podendo tornar a ser totalmente interditada em caso de grande volume pluviométrico.