conecte-se conosco

Litoral

Paranaguá e Antonina registraram as temperaturas mais baixas do ano, aponta Simepar

Termômetros registraram 5,1.ºC em Antonina e 6,6.ºC em Paranaguá

Publicado

em

Na terça-feira, 20, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) fez um balanço das temperaturas alcançadas em todo o Estado com a vinda de uma frente fria neste período de Inverno. Segundo o Simepar, Antonina e Paranaguá, com respectivamente 5,1.ºC e 6,6.ºC, alcançaram as temperaturas mais baixas registrando durante todo o ano de 2021. Os apontamentos reforçam a predominância de uma massa de ar frio e seco em todas as regiões que colocou o termômetro até mesmo em temperaturas negativas no Paraná. 

“Com a predominância da massa de ar frio e seco em todas as regiões paranaenses, os termômetros das estações meteorológicas do Paraná não passaram de um dígito na manhã desta terça-feira, 20, com muitos locais amanhecendo com os gramados brancos de geada”, informa a assessoria do Governo do Estado.

Segundo o Simepar, “seis estações apresentaram as menores temperaturas do ano: APPA Antonina (5,1ºC), Lapa (-2,8ºC), Palmas (-2,9ºC), Paranaguá (6,6ºC), Pinhais (-0,9ºC) e União da Vitória (-3,6ºC). Algumas delas superaram, inclusive, o recorde negativo alcançado na segunda-feira, 19, quando a temperatura foi a mais baixa do ano em 15 municípios paranaenses”, complementa. De acordo com o órgão, mesmo com o tempo aberto e sol predominante, as temperaturas baixas ocorreram em todo o Paraná e o litoral. 

“As cidades que registraram números abaixo de zero nos termômetros foram Cerro Azul (-0,5ºC), Clevelândia (-0,8ºC), Colombo (-2,7ºC), Francisco Beltrão (-1,3ºC), General Carneiro (-7,8ºC), Guarapuava (-2,5ºC), Inácio Martins (-0,8ºC), Jaguariaíva (-0,3ºC), Lapa (-2,8ºC), Palmas (-2,9ºC), Palotina (-2,2ºC), Pinhais (-0,9ºC), Pinhão (-3,7ºC), Ponta Grossa (-2ºC), Telêmaco Borba (-0,8ºC) e União da Vitória (-3,6ºC). Na Capital, a mínima foi de 0,9ºC”, afirma a entidade.

Frio perde intensidade na quarta-feira

De acordo com a meteorologista do Simepar, Lídia Mota, “as temperaturas sobem, com os termômetros podendo registrar máximas de 15ºC em Curitiba, 16ºC em Ponta Grossa e 18ºC no Litoral. No Centro-Sul chegam à casa dos 17ºC e nas regiões Oeste e no Norte do Estado, variam entre 18ºC e 20ºC”, completa. 

O frio deve perder intensidade na quarta-feira, 21. A previsão é de tempo estável, sem chuvas, até a próxima semana. “A possibilidade é de baixa umidade relativa do ar no Interior do Estado, que poderá chegar a valores próximos ou abaixo dos 30%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal está entre 50% e 60%”, aponta o Simepar.

“A massa de ar seco e frio, que favorecem esse cenário mais gelado, começa a perder força a partir de amanhã, quando as temperaturas começam a se elevar”, afirma Mota. “Nesse período também podemos observar alguma variação de nebulosidade entre os Campos Gerais, Centro-Sul e no Leste do Paraná (RMC e Litoral), com a possibilidade de formação de nevoeiros”, finaliza a meteorologista. 

Guaratuba e Guaraqueçaba

Além de Antonina e Paranaguá, outros dois municípios contam com estações meteorológicas do Simepar no litoral do Paraná: Guaraqueçaba e Guaratuba. Na terça-feira, 20, a mínima registrada em Guaraqueçaba, na estação da Reserva Natural Salto Morato, foi de 2.ºC, enquanto na estação de Guaratuba foi de 7.ºC, ambas registradas por volta das 7h da manhã. 

Com informações da AEN