conecte-se conosco

Litoral

Bombeiros já realizaram 545 salvamentos desde a abertura dos Postos de Guarda-Vidas

Neste período já foram registrados dois óbitos dentre os 56 afogamentos

Publicado

em

O Corpo de Bombeiros vem atuando na Operação Verão Maior Paraná desde a abertura dos postos de Guarda-Vidas, ocorrida no dia 22 de dezembro, no litoral do estado.

A capitã Debora Fernanda Kolossoskei, responsável pela comunicação do Corpo de Bombeiros na Operação Verão Maior Paraná, informa que nestes primeiros dias de operação, de 22 de dezembro de 2023 a 1.º de janeiro de 2024 já foram realizados 545 salvamentos.

“Foram registrados 760 incidentes com água viva, 53.940 orientações aos banhistas, 332 crianças localizadas após se perderem dos responsáveis, 5.550 pulseiras entregues para facilitar a identificação das crianças, 545 salvamentos aquáticos (sendo 56 afogamentos), dois óbitos por afogamento (um fora do horário de funcionamento do Posto de Guarda-Vidas e outro em uma piscina) e uma vítima com busca em andamento”, explica a capitã.

A operação conta com o reforço bombeiros militares e civis, que atuam na prevenção e no atendimento de ocorrências nas praias, rios, lagos e represas do estado.

Orientações

A corporação alerta para os cuidados necessários para evitar acidentes, como respeitar a sinalização, não entrar na água após ingerir bebidas alcoólicas e não se afastar da faixa de areia.

“Orientamos que os banhistas procurem se estabelecer entre as bandeiras vermelho sobre amarela, que demarca a cobertura pelo Posto de Guarda-Vidas. Em caso de ingestão de bebida alcoólica, não entre na água. As crianças devem permanecer no máximo um braço de distância de seus responsáveis, para evitar afogamento e que se percam em área de multidão”, alerta a capitã, em nome da corporação.

Ligue 193

Em caso de presenciar alguém com dificuldades dentro da água, a orientação é não tentar resolver o problema sozinho e buscar auxílio com a maior brevidade possível.

Confira os números de 22/12 a 01/01/24:

– Incidente com água viva = 760

– ⁠Orientações = 53.940

– ⁠Crianças localizadas = 332

– ⁠Pulseiras entregues = 5.550

– ⁠Salvamentos = 545 (sendo 56 afogamentos)

– ⁠Dentre os 56 afogamentos, 2 foram graves e 2 óbitos (1 fora de horário do PGV aberto e outro em piscina)

– ⁠Até o fechamento da matéria ainda há uma vítima com busca em andamento.

Em alta

plugins premium WordPress