Com o início da Operação Verão Maior Paraná e a ampliação do número de profissionais dos órgãos de segurança, o Corpo de Bombeiros tem 91 postos de guarda-vidas distribuídos entre os municípios da região. Contando também com os profissionais que atuam nas regiões Centro-sul e Oeste do Estado, ao todo são 752 Bombeiros Militares e 167 Guarda-vidas Civis designados para atuarem nas atividades de prevenção e salvamentos diversos.
Além dos recursos humanos, também acontece o emprego de viaturas, materiais e embarcações necessários para o desempenho das missões. O trabalho dos guarda-vidas também conta com a parceria dos banhistas.
“É importante que a população atenda às recomendações dos bombeiros, que sempre entre na água na presença dos guarda-vidas. Estamos com aproximadamente 700 profissionais e, também, com uma aeronave exclusiva para atender afogamentos e dar suporte pré-hospitalar aos acidentes de trânsito”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco. “Estamos preparados para bem atender e salvar vidas”, finalizou.
Os profissionais estão prontos e atuam desde o dia 17 de dezembro, início da Operação Verão Maior Paraná, para o atendimento a veranistas e moradores do litoral e balneários do interior, para que desfrutem do lazer em segurança.
Postos de guarda-vidas
Um dos objetivos principais é a prevenção de afogamentos, visando a solução efetiva para a segurança e proteção da vida. Com isso, os Bombeiros reforçam que todos os veranistas e moradores se informem sobre onde ficam os postos de guarda-vidas ativados, assim como seus horários de funcionamento. Seguindo sempre as orientações dos guarda-vidas.
Segundo o tenente-coronel Dorico Gabriel Borba, coordenador operacional do Verão Maior, todas as informações necessárias devem ser repassadas à população. “O sucesso do verão depende em grande parte da conduta dos veranistas. Por isso é importante reforçar que a população deve procurar os postos de guarda-vidas para adquirir informações sobre as condições do mar. Assim teremos um verão mais seguro”, afirmou.
Ele reforça que o Corpo de Bombeiros presta diariamente um trabalho nas praias do litoral, criando uma maior proximidade com a população, repassando informações e alertando os banhistas.
Os 91 postos de guarda-vidas no litoral estão distribuídos em Paranaguá (Ilha do Mel), Morretes, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Destes, 20 Postos de guarda-vidas são em container, para melhor proteção do efetivo. No site https://www.bombeiros.pr.gov.br/ é possível localizar no mapa o local exato de cada posto de guarda-vidas.
O órgão recebeu um aporte de R$ 2 milhões em equipamentos e materiais, além de diversos cursos de formação de guarda-vidas e guarda-vidas civil voluntário.
Pulseiras de identificação
Nas praias, equipes dos bombeiros estarão distribuindo pulseirinhas de identificação para que pais e responsáveis possam colocar nas crianças e, dessa forma, todos curtam as férias com tranquilidade. “É sempre bom lembrar de visualizar as bandeiras de identificação colocadas pelos guarda-vidas ao longo da orla e entrar no mar naquelas áreas em que haja um profissional dos bombeiros por perto”, reforçou os bombeiros.
Em caso de desaparecimento, deve-se procurar imediatamente um guarda-vidas, ligar para o telefone de emergência 190 ou, ainda, fazer uma comunicação por meio da Delegacia Eletrônica.
Com informações do Verão Maior Paraná