Connect with us

Litoral

Simepar alerta para risco de tempestade no litoral do Paraná na quinta-feira, 4

Ventos fortes são aguardados para a região litorânea (Foto: Rafael Damasceno)

Publicado

em

Simepar alerta para risco de tempestade no litoral do Paraná na quinta-feira, 4

Paranaguá registrou sensação térmica de mais de 50ºC. Frente fria deve chegar à região

O calor está intenso em todo o litoral paranaense nos últimos dias. Na quinta-feira, 4, por volta das 14h, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou na estação meteorológica de Paranaguá uma temperatura média de 37,7ºC e sensação térmica 50ºC, entretanto, segundo a entidade, uma frente fria deve chegar ainda hoje e até mesmo trazer tempestades para o litoral paranaense.

“Uma frente fria, associada a um sistema de baixa pressão localizado no oceano, na altura do litoral uruguaio, avança pelo Paraná na quinta-feira. Durante a tarde há risco de tempestades localizadas especialmente entre o litoral, Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Campos Gerais, Norte e Noroeste do Estado”, alerta o Simepar.

Ventanias são aguardadas no litoral paranaense e outras regiões do Estado. “Algum vento forte pode ocorrer também nestes setores. Nada parecido com o ciclone bomba do dia 30 de junho de 2020”, completa. “Na sexta-feira, 5, o tempo fica estável no Paraná. Destaque para as baixas temperaturas do amanhecer”, finaliza o Simepar.

Imagens da frente fria chegando ao Paraná (Foto: Simepar)

Alerta da Marinha do Brasil

Na quarta-feira, 3, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), alertou sobre a propagação de marulhos associados a uma frente fria que deverá provocar agitação marítima, com ondas, em alto-mar, de direção sudoeste a sudeste, com até quatro metros de altura em todo o litoral paranaense, bem como na região costeira de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Isso deverá ocorrer entre a manhã da sexta-feira, 6, e noite do sábado, 6. 

“Também haverá condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sul a Sudeste, com até 4,0 metros de altura, na faixa litorânea do Estado de Santa Catarina ao sul de Florianópolis, entre a noite do dia 4 de fevereiro e a noite do dia 6 de fevereiro”, informa a CPPR

“A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na Internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR). Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”, finaliza a Marinha do Brasil.

Com informações da CPPR e Simepar

Leia também: Corpo de Bombeiros faz balanço de dois meses da Operação Verão