Na terça-feira, 5, foi realizado em Pontal do Paraná o Juramento à Bandeira, que fez parte da Semana da Pátria alusiva à celebração da Independência do Brasil em 7 de Setembro. O evento cívico foi realizado pelo Exército Brasileiro com o apoio da Prefeitura Municipal no ginásio de Esportes da escola municipal Ezequiel Pinto da Silva, em Praia de Leste, onde 92 jovens masculinos que se alistaram na Junta Militar da cidade nos anos de 2022 e 2023.
“A cerimônia na qual se jura, perante o Estandarte Nacional, lealdade e compromisso com a Pátria, recebeu também centenas de familiares dos jovens. Além do gesto simbólico de fidelidade ao Brasil, todos ficam em dia com as obrigações militares através do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI)”, detalha o município.
Segundo a Prefeitura, a solenidade contou com autoridades civis e militares do Exército Brasileiro, da Polícia Militar do Paraná e do Corpo de Bombeiros, e da Guarda Municipal de Pontal do Paraná, além da comunidade da Escola Ezequiel, que adotará o ensino cívico-militar a partir de 2024. “O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, compareceu acompanhado da vice-prefeita, Patrícia Millo Marcomini, além de secretários e diretores da administração municipal. Rudão agradeceu à equipe pelo trabalho realizado e falou aos jovens da experiência adquirida na vida militar, desejando sorte a todos na vida civil”, completa a assessoria.
Sobre o Exército e Junta Militar
De acordo com o município, o Exército Brasileira publica em seu portal (eb.mil.br) que o Juramento à Bandeira “é o ato mais solene e significativo para o jovem militar e marca de forma permanente um compromisso com a Nação”, sendo um “ato indispensável para ficar em dia com as obrigações militares”, completa. “Em Pontal do Paraná, a Junta Militar funciona anexa à Agência do Trabalhador, à Rua Baronesa do Cerro Azul, 387, Praia de Leste”, finaliza a Prefeitura.
Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná