conecte-se conosco

Litoral

Guaratuba inicia cadastramento para o “Serviço Família Acolhedora”

Objetivo é oferecer ambiente familiar a crianças e adolescentes afastados de famílias de origem por medida judicial

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação

Na última semana, a Prefeitura de Antonina, através da Secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social, anunciou o início dos cadastros para o “Serviço Família Acolhedora” (SFA), programa que faz parte da Política Nacional de Assistência Social regulamentado pela Lei Municipal n.º 2.002/2023. A iniciativa é uma modalidade de acolhimento em ambiente familiar protetivo para crianças e adolescentes temporariamente afastados de suas famílias de origem por medida judicial.

“A participação da sociedade civil é fundamental para a existência do SFA. Ela ocorre por meio de famílias voluntárias que se propõem a acolher em sua casa essas crianças e adolescentes, fornecendo os cuidados básicos do cotidiano, oportunizando vivências familiares e comunitárias, além de muito afeto, amor e carinho. Para tanto, contam com acompanhamento contínuo da equipe técnica, composta por assistente social e psicóloga, e auxílio financeiro para ajudar nas despesas da criança ou adolescente”, informa a Prefeitura.

Segundo o município, o SFA possui vínculo com a Secretaria do Bem Estar e Promoção Social, com o foco em proporcionar um atendimento individualizado com direito à convivência familiar e comunitária, contribuindo diretamente “para a superação da situação de risco ou violação de direitos vivenciadas pelas crianças ou adolescentes, com menor grau de sofrimento e perda”, completa. “O acolhido permanece com a família acolhedora até que seja possível o seu retorno para a família de origem ou adoção”, explica a Prefeitura.

Requisitos e como se cadastrar

De acordo com a pasta, para se cadastrar como família acolhedora, candidatos devem passar por um curso formativo e avaliação psicossocial. Além disso, eles devem residir em Guaratuba, ter mais de 25 anos, não estar no Cadastro Nacional de Adoção, não possuir antecedentes criminais e ter boas condições de saúde.  “As inscrições estão abertas durante o ano todo. Candidate-se através do formulário on-line ou na Secretaria Municipal do Bem Estar e Promoção Social”, acrescenta.

Mais informações podem ser obtidas na sede da secretaria na Avenida 29 de Abril, n.º 802, no centro de Guaratuba, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, com contato pelo telefone/WhatsApp no número (41) 3472-8549. A Lei Municipal que detalha o SFA está disponível on-line.

“Acolher uma criança/adolescente em sua casa é como oferecer um guarda-chuva no momento da tempestade. É um trabalho que tem começo, meio e fim. Mas o resultado é para sempre”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Em alta

plugins premium WordPress