conecte-se conosco

Litoral

Governo do Paraná apresenta balanço inicial da Operação Verão Maior

Iniciativa agrega ações esportivas, culturais e de reforço do policiamento

Publicado

em

Foto: Ari Dias/AEN

Na manhã de sexta-feira, 6, foi apresentado no Sesc Caiobá, em Matinhos, o balanço dos primeiros dias da Operação Verão Maior Paraná. A iniciativa agrega ações esportivas, culturais e de reforço do policiamento para a proteção de moradores e turistas que frequentam o litoral neste período. 

Entre as atividades recreativas disponíveis nas praias estão tirolesa, campeonatos, dança, com acessibilidade e segurança reforçada. Além disso, na sexta-feira, 6, terão início os shows gratuitos que integram a programação na areia de Caiobá, em Matinhos, e Pontal do Paraná, no balneário de Marisol. As atrações também exigem uma atenção especial das forças de segurança no litoral, já que o movimento deve se manter intenso.

Durante o evento, representantes e coordenadores responsáveis pelas diversas frentes que atuam na temporada apresentaram o balanço das atividades da Operação Verão Maior Paraná. Entre elas, a Polícia Penal, Polícia Científica, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros.

Segundo o secretário do Esporte do Paraná e coordenador geral do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski, a apresentação dos números é importante para garantir a transparência das ações do Governo do Estado.

“É uma obrigação prestar contas e temos números muito positivos em relação a anos anteriores para mostrar em várias áreas. Hoje começam os shows, que devem atrair ainda mais turistas para o Litoral e ajudar a economia local. Convidamos todo o povo do Paraná para vir às cidades e desfrutar de muitas opções de cultura e entretenimento com toda a segurança”, declarou Helio.

De acordo com o tenente-coronel Lucas Prüsse, diretor-geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), após o reforço no efetivo, o Litoral conta atualmente com dois mil agentes em serviço para prevenção e combate à criminalidade. Até o momento, eles realizaram 352 detenções e atenderam mais de 2,5 mil ocorrências, a maioria por perturbação do sossego.

“O reforço do policiamento dá tranquilidade aos veranistas e à população local para que tenham um verão tranquilo e mais seguro em todas as áreas. A segurança pública trabalha em prol da população, com as forças atuando de forma integrada e também em conjunto aos demais órgãos estaduais. Com o início dos shows, estaremos presentes para coibir qualquer tipo de delito”, informou Lucas.

Polícia Penal

Agentes da Polícia Penal também participam da operação. Até o momento, eles realizaram a transferência de 138 presos de cadeias do Litoral para Curitiba, além do acompanhamento daqueles monitorados por tornozeleira eletrônica para coibir eventuais descumprimentos.

Polícia Civil

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou o número das ocorrências registradas até o momento. Em todos os municípios da região, 153 adultos foram apreendidos, além de três adolescentes. Entre a resolução dos homicídios, 50% dos casos foram elucidados.

Reunião abordou o balanço Operação Verão maior (Foto: Ari Dias/AEN)

A PCPR conta com a atuação do Núcleo de Operações com Cães, Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes), Sicride (Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas), ação integrada com a Polícia Militar e Cope (Centro de Operações Policiais Especiais). A PCPR ainda destacou o trabalho que resultou na prisão de um sequestrador, de um estuprador e de um autor de violência doméstica.

Devido aos shows programados para Matinhos e Pontal do Paraná, haverá um reforço no policiamento. O Batalhão de Choque foi solicitado e irá apoiar na segurança do público.

Corpo de Bombeiros

O tenente-coronel Dorico Gabriel Borba, comandante do 8.º Grupamento de Bombeiros, afirmou que houve um acréscimo no número de salvamentos nesta Operação Verão. Ao menos 150 pessoas já tiveram suas vidas salvas pelos guarda-vidas e foi solicitado um reforço para a atuação no Carnaval. 

Ações integradas com a Defesa Civil também foram mencionadas, uma delas o resgate de um grupo de turistas da Argentina que estava em uma chácara em Morretes que foi afetada com as fortes chuvas registradas recentemente que ocasionaram em alagamentos em diversos pontos do litoral. O Corpo de Bombeiros ainda falou sobre a distribuição das pulseiras de identificação para crianças que frequentam as praias e ações  educativas com com atividades lúdicas com o objetivo de orientá-las sobre a importância da segurança no mar e nas areias.

“O Corpo de Bombeiros tem visado principalmente as ações de prevenção e orientação dos banhistas para que evitem situações de risco. Mesmo assim, fizemos mais de 500 salvamentos até o momento, dos quais aproximadamente 150 teriam um grande potencial de resultar em morte sem a nossa intervenção”, explicou Borba.

Esporte e lazer

As atividades esportivas e recreativas coordenadas pela Secretaria do Esporte já atenderam mais de 150 mil pessoas que passaram pelos seis pontos fixos no Litoral, nas praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá desde o dia 26 de dezembro, quando foram iniciadas. Há três equipes itinerantes que circulam por outros pontos do Litoral, além de dois postos fixos nas praias de água doce de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado.

Entre as atividades recreativas disponíveis nas praias estão tirolesa, campeonatos e dança
Foto: Ari Dias/AEN

As ações são gratuitas e envolvem aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, avaliação física, torneios e eventos esportivos. Os postos fixos do Verão Maior Paraná estarão estruturados com palcos para as aulas, muro de escalada com tirolesa, futmesa e quadras de vôlei de praia, futebol e beach tennis.

As atividades acontecem de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h. Elas são preparadas, acompanhadas e conduzidas por mais de 250 profissionais e acadêmicos de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação, contratados pelo Governo do Estado especialmente para a operação. A equipe foi devidamente capacitada para prestar atendimento aos veranistas e à comunidade litorânea.

Segundo o diretor de Inovação e Desenvolvimento ao Esporte do Paraná, Tiago Campos, as atividades desenvolvidas pela Secretaria do Esporte estão alinhadas com outros órgãos estaduais para garantir um caráter educativo aos participantes.

“Temos atividades como os jogos de educação no trânsito, jogos de educação ambiental e atividades da Copel sobre economia e cuidados com a energia elétrica”, explicou Campos. “Estamos também trazendo os Jogos da Aventura e Natureza para o Verão Maior Paraná, o que proporciona a população poder acompanhar competições de alto nível aqui no nosso Litoral”.

Trânsito

Mais de 5 mil pessoas foram atendidas nas atividades educativas e nos atendimentos técnicos do DetranPR na Operação Verão Maior Paraná, na primeira semana. O Detran PR está com três pontos fixos, realizando Educação para o Trânsito: na praia do Cristo, em Guaratuba, nas praias Brava e de Caiobá, em Matinhos e no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná. A equipe conta ainda com o veículo Detran Móvel, com o atendimento técnico, que começou em Matinhos e essa semana estará na praça de Guaratuba.

Com informações da AEN

Em alta