O Farol das Conchas é um dos pontos turísticos mais procurados na Ilha do Mel e um dos mais conhecidos do Paraná. Especialmente, durante a temporada de verão. Apenas no primeiro fim de semana do ano, quase cinco mil turistas passaram pela Ilha e puderam conhecer suas belezas.
É lá do Farol das Conchas que se tem as melhores vistas do local e, assim, os turistas podem levar vários registros para casa. Para chegar, os visitantes devem optar pelo desembarque na comunidade de Nova Brasília e caminhar cerca de 10 minutos até a Praia do Farol ou percorrer uma trilha a partir da comunidade de Encantadas com duração de cerca de duas horas. O percurso é de caminhada acessível, considerada de intensidade de moderada à leve.
Chegando a Praia do Farol é hora de subir cerca de 150 degraus. Até lá em cima, os visitantes podem fazer paradas para admirar as paisagens de ângulos diferentes. O Farol das Conchas possui 18 metros de altura e se assemelha ao Farol de Itapuã, localizado em Salvador (BA).
Curiosidades
O Farol das Conchas foi construído por ordem do Imperador D. Pedro II com o objetivo de melhorar a orientação dos navegantes na Baía de Paranaguá e modernizar a navegação comercial brasileira. Uma empresa iniciou a construção, utilizando a maioria dos materiais importados da Escócia, país considerado na época detentor das mais avançadas tecnologias no ramo.
A inauguração aconteceu dois anos após o início da obra, em 25 de março de 1872. No início havia uma pequena casa que abrigava o operador do farol (faroleiro).
O monumento está localizado no alto do Morro das Conchas que tem aproximadamente 60 metros de altura e proporciona uma vista privilegiada. É possível avistar o monumento de praticamente toda a ilha. O farol exerceu atividades de controle de navegação até os anos 1950, após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, não é possível visitar a sua área interna por segurança e preservação.
Orientações
Na ilha só é permitido circular a pé ou de bicicleta. Nos terminais de embarque existem estacionamentos para veículos. Não é necessário o cadastro para acessar a Unidade de Conservação. Também não precisa de credenciamento, mas há um limite de ocupação de cinco mil pessoas. O controle é feito na catraca do terminal de transporte. Não é permitida a entrada de nenhum tipo de animal doméstico.
Serviço
Terminal de embarque Pontal do Sul: Rua Alameda do Café – Ilha do Mel, Pontal do Paraná – PR, 83255-000
Terminal de embarque Paranaguá: Rua General Carneiro, 290 – Centro Histórico.
Com informações da Abaline e AEN