Durante os dias 1.º e 3 de fevereiro, o 8.º Grupamento de Bombeiros com o apoio da ONG Parceiros do Mar, realiza o 1.º SUPSalva na subsede do Iate Clube de Paranaguá, na Ilha da Cotinga. O evento, já tradicionalmente conhecido como Surf Salva, que tem como objetivo instruir surfistas sobre a segurança no mar, agora quer capacitar também praticantes de Stand Up Paddle.
Os interessados devem mandar o nome e telefone para o e-mail [email protected]. A capacitação será realizada na Ilha da Cotinga, em Paranaguá, mas o ponto de encontro será no Centro Integrado de Operações Marítimas, localizado na Rua Benjamin Constant, n.º 504, bairro Oceania, de onde seguirão a remo até a Ilha. O treinamento acontece das 9h às 18h.
São ofertadas 25 vagas divididas para a primeira edição do SupSalva Paranaguá (continente e Ilha do Mel). A carga horária é de 24 horas-aula com conteúdos práticos e teóricos. Entre os temas abordados está a ambientação em meio líquido, resgate com pranchas, manobras de desobstrução de vias aéreas e reanimação cardiopulmonar.
INÉDITO EM PARANAGUÁ
O projeto, que já é realizado no litoral do Paraná desde 2005, chega a Paranaguá pela primeira vez voltado aos praticantes de Stand Up, devido à inexistência de pontos de surf no município. “Temos feito o Surf Salva há muitos anos e nunca conseguimos trazer a Paranaguá porque não existe ponto de surf. Mas, é a cidade que nos abriga e nos acompanha todo ano e tínhamos esse sonho de trazer algum evento para a cidade. E com o Stand Up houve essa possibilidade devido à presença do rio e será muito legal”, contou a tenente Virgínia Turra, Oficial de Comunicação Social do 8.º Grupamento de Bombeiros.
O intuito é capacitar os praticantes de Stand Up Paddle para que possam atuar em prol da sua segurança e da segurança dos banhistas, principalmente nesta época na qual o movimento nos rios e praias é intenso. “Aproveitamos a temporada de verão para desenvolver entre os surfistas locais a conscientização dos riscos de afogamento, possibilitando que eles ajam em prol da segurança dos banhistas”, diz a tenente.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (41) 3082-3286 ou pela página.
Fotos: Parceiros do Mar