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Litoral

Em Guaratuba, atracadouro 1 do ferry-boat é interditado para manutenção

Previsão de reabertura é para o dia 1.° de dezembro de 2022

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Foto: Divulgação / Internacional Marítima

A Internacional Marítima, empresa responsável pela operação do ferry-boat de Guaratuba, informa que o atracadouro 1, no lado de Guaratuba, foi interditado na quinta-feira, 17, para manutenção. O local ficará em obras até o dia 30 de novembro.

De acordo com a empresa, o atracadouro 2 continuará operando normalmente. “A Internacional Marítima reitera o seu compromisso com a segurança dos seus colaboradores e clientes”, disse a empresa.

A previsão de reabertura é para o dia 1.° de dezembro de 2022. Os motoristas que forem para Guaratuba, no litoral do Paraná, precisam ter atenção. A comercialização dos ingressos para a travessia na baía de Guaratuba ocorre diretamente nas bilheterias da concessionária, respectivamente no lado Sul, em Guaratuba, e lado
norte, em Caiobá.

FISCALIZAÇÃO

Desde outubro de 2021, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) conta com uma equipe específica para apoiar a fiscalização e o gerenciamento do contrato do ferry boat de Guaratuba, com a contratação de analistas de Engenharia Civil, Administrativo, de Engenharia Naval e Jurídico. Eles se juntaram aos profissionais que já atuavam na fiscalização, e apoiam o DER/PR visando garantir o serviço adequado, prezando pela segurança e conforto dos usuários. 

PONTE

A solução definitiva para a travessia será a Ponte de Guaratuba. A obra terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com 3 metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

Também estão previstas intervenções nas vias de acesso à ponte. Na margem norte, a PR-412 será alargada para ambos os lados para facilitar o encaixe na ponte, com execução de muros de contenção para proporcionar o desnível necessário entre o pavimento existente e o tabuleiro. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.

Com informações da Internacional Marítima e AEN

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