Litoral

Corpo de Bombeiros faz balanço de dois meses da Operação Verão

519 vítimas saíram ilesas e 42 com afogamento leve

Corpo de Bombeiros faz balanço de dois meses da Operação Verão

Corpo de Bombeiros faz balanço de dois meses da Operação Verão

Com redução de 17% no número total de afogamentos atendidos pelo Corpo de Bombeiros no litoral do Paraná, comparado ao mesmo período da temporada anterior, encerram-se os meses de dezembro e janeiro dos trabalhos da Operação Verão 2020/2021.

Dos 571 afogamentos desta temporada, 519 vítimas saíram ilesas e 42 com afogamento leve. No mesmo período da temporada anterior, foram 691 atendimentos no total, sendo 623 ilesas e 62 leves.

Ressalta-se a importância de os banhistas sempre procurarem uma faixa protegida por guarda-vidas, a qual é delimitada pela bandeira ou windbanner vermelho com amarelo, para que o banho de mar ocorra de forma mais segura. Prova disso é que não ocorreu nenhuma morte por afogamento nas áreas protegidas por Guarda-Vidas, contudo, em faixas não protegidas por Guarda-Vidas, foram sete os óbitos nesta temporada – no mesmo período da temporada anterior foram quatro as mortes registradas.

Dentre os fatores que podem ter influenciado para um menor número de frequentadores nas praias do nosso litoral neste período pode-se citar a pandemia e também dias seguidos com chuvas no litoral paranaense.

Por conta disso, ou seja, com menos público no mar, o número de ações preventivas (orientações e advertências) teve uma redução de 26%. Reduzida foi, também, a quantidade de crianças perdidas nas areias: de 594 na temporada passada para 184 neste período. Com menos pessoas no mar e, principalmente, por ações naturais, como o movimento das correntes que transportam as águas-vivas pelo oceano, o número de incidentes com esses animais marinhos teve uma redução de 80%. 

Além dos atendimentos realizados no mar, os trabalhos das viaturas de combate a incêndio e resgate e atendimento pré-hospitalar continuam durante a Operação Verão.

Com relação aos acidentes de trânsito houve um aumento de 10% se comparados aos meses de dezembro e janeiro da temporada passada; já os atendimentos realizados pela ambulância foram 270 contra 295 do mesmo período do ano anterior. O número de incêndios atendidos pelo Corpo de Bombeiros também teve queda de 43%.

rgz9g7pt 1612383584
O Corpo de Bombeiros alerta banhistas a sempre procurarem uma faixa protegida por guarda-vidas

Fonte: Comunicação Social da Operação Verão Costa Leste 2020/2021

Leia também: Ponta da Pita, em Antonina, é o único ponto impróprio para banho

Você também poderá gostar

Corpo de Bombeiros faz balanço de dois meses da Operação Verão

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.