conecte-se conosco

Litoral

Corpo de Bombeiros faz balanço da Operação Verão

Temporada teve 862 salvamentos aquáticos realizados

Publicado

em

Foto:SESPR

Nestes 79 dias de ininterruptos trabalhos da Operação Verão 2021/2022, de 18 de dezembro de 2021 a 6 de março de 2022, foram disponibilizados 91 postos de Guarda-Vidas distribuídos por Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes e Ilha do Mel, além de um Posto Tático Móvel em Morretes.

Foram 862 salvamentos aquáticos realizados por Guarda-Vidas nesta temporada, na Operação Verão 2020/2021 foram 749 registros. Vale ressaltar que, de acordo com dados oficiais, no período anterior o número de frequentadores do litoral foi menor, tendo como uma das causas as medidas restritivas vigentes no combate à disseminação da Covid-19. Outro fator importante do comparativo às duas Operações é a quantidade de dias, sendo a temporada passada mais curta, com 61 dias de atendimentos.

Embora a grande maioria dos salvamentos tenha resultado em vítimas ilesas ou com afogamento leve, 10 pessoas perderam a vida em rios, cachoeiras, baía ou no mar nesta temporada. Todos estes óbitos aconteceram em faixas não protegidas por Guarda-Vidas. Na Operação Verão anterior também foram 10 os óbitos e, igualmente, todos ocorridos fora da área de proteção por Guarda-Vidas.     

A quantidade de pessoas que tiveram contato com águas-vivas ou caravelas diminuiu de 2.145 na temporada passada para 1.019 nesta. Esse decréscimo considerável se deve, principalmente, a fatores naturais, que trazem esses animais marinhos às nossas praias, como ventos e correntes marítimas.

Crianças perdidas

Um dado que aumentou foi o de crianças que se perderam de seus pais neste período, sendo auxiliadas pelos Guarda-Vidas a reencontrarem seus familiares. Ao total, foram 650, contra 467 no período anterior. A grande maioria delas não utilizava a pulseirinha de identificação.

Em contrapartida, 11.554 pessoas foram até um Posto de Guarda-Vidas e retiraram gratuitamente esse acessório, que, em caso de desencontro, possibilitou a localização dos responsáveis de forma mais rápida. Na Operação Verão passada foram 8.006 pulseiras distribuídas.

Ações preventivas

No total, foram 145.874 ações preventivas no litoral, sendo divididas entre orientações, situações em que os banhistas procuraram um posto de Guarda-vidas para receber alguma informação, e advertências, quando os guarda-vidas fizeram o uso do apito ou de gestos para alertar banhistas, já na água, que estavam se colocando em situação de risco. Na temporada passada este número foi de 125.064.

Além dos trabalhos ligados diretamente às atividades de praia, o Corpo de Bombeiros continuou atuando normalmente com os demais serviços prestados, como acidentes de trânsito, atendimento pré-hospitalar, atendimento comunitário e desastre, busca e salvamento e incêndio. Ao todo foram 660 profissionais diretamente envolvidos nos trabalhos de prevenção e salvamento aquáticos, nas vistorias, nos trabalhos administrativos, no atendimento pré-hospitalar, no combate a incêndios, em resgates e demais atividades do Corpo de Bombeiros.

No total, foram 145.874 ações preventivas no litoral
Foto: PMPR

Postos de guarda-vidas ativos

No domingo, 6 de março, foi finalizada a Operação Verão 2021/2022. Na semana de 7 a 13 de março, alguns Postos de Guarda-Vidas continuam ativos no litoral e, após esse período, a prevenção aquática ocorrerá aos finais de semana até o feriado da Páscoa. Para saber onde encontrar uma faixa protegida para um banho de mar mais seguro acesse o site do Corpo de Bombeiros e faça sua busca.            

A Operação Verão acabou, mas as orientações e os lembretes continuam. O Corpo de Bombeiros disponibiliza materiais informativos e educativos em nossas páginas nas redes sociais (bombeirospr.litoral), bem nosso site www.bombeiros.pr.gov.br . E lembre-se: em caso de emergência, ligue 193.

Fonte: Bombeiros Paraná