Uma obra bastante esperada pela população e também pelos motoristas de caminhão que utilizam o Porto de Paranaguá começou nesta semana. Na terça-feira, 31, foi iniciada a construção do viaduto na entrada da cidade, no km 5, que tem como principal objetivo desafogar o trânsito formado na região pelo alto tráfego de caminhões e carros de passeio.
Estima-se que hoje cerca de 500 veículos trafeguem nos horários de pico pelo trecho. O viaduto ficará na interseção da BR-277 com a Avenida Ayrton Senna. A obra foi viabilizada com recursos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), com investimento de R$ 15,9 milhões e prazo para conclusão de 12 meses.
Prazo para entrega da estrutura é de 12 meses
Segundo a assessoria de comunicação da APPA, o investimento atende ao crescimento da demanda prevista para os próximos anos. “O novo viaduto, que terá 900 metros de extensão, 6 metros de altura e 7,6 de largura, vai atender o aumento do fluxo de veículos projetado com o crescimento da demanda que, de acordo com o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO) do Porto de Paranaguá, receberá 80 milhões de cargas anuais em 2030 – hoje, o porto movimenta 50 milhões de cargas ao ano”, informou a APPA.
AVENIDA BENTO ROCHA
A execução da obra será dividida em três fases para minimizar os impactos no trânsito. De acordo com a APPA, a intervenção complementa a reforma que já está sendo feita na Avenida Bento Rocha, principal via de acesso de caminhões ao Porto de Paranaguá, por onde passam mais de três mil veículos carregados com grãos diariamente.
“Esta obra inclui a recuperação do pavimento de concreto, readequação do sistema de drenagem, reconstrução de ciclovia e nova sinalização vertical e horizontal. São 2,9 quilômetros de revitalização entre a ponte do Rio Emboguaçu até a interseção com a avenida Portuária”, acrescentou a APPA.
APPA investiu R$ 15,9 milhões para a execução da obra
PREFEITO COMEMORA INÍCIO DAS OBRAS
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, comemorou o início das obras e evidenciou a importância das intervenções. “A construção do viaduto foi uma das reivindicações que fizemos ao Governo do Estado e agradecemos o início das obras. Paranaguá, com um dos principais portos do País, necessita destas ferramentas para desafogar o gargalo que existe na entrada da cidade”, afirmou.
A segurança que o viaduto oferece ao trânsito foi ressaltada pelo prefeito. “Com o viaduto, a questão da segurança do tráfego de caminhões e outros veículos será melhorada. Recentemente, tivemos dois acidentes graves e com vítimas fatais. É este tipo de notícia que não queremos ver, nem ler. Por isso, a construção do viaduto é tão importante. Além de agilizar a movimentação para o Porto de Paranaguá, ainda preservará vidas”, frisou Marcelo Roque.
Fotos: APPA