Infraestrutura

Obra histórica para o litoral, Ponte de Guaratuba chega a 35,3% de conclusão

Secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, afirma que cronograma da obra está adiantado pela primeira vez

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Avanço da estrutura pode ser visto diariamente com diversos serviços de execução de estacas e vigas, estrutura estaiada, fundações e blocos e nas vias de acesso

Na tarde da quinta-feira, 9, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, junto ao  diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR), Fernando Furiatti, estiveram no canteiro de obras da Ponte de Guaratuba, anunciando que a benfeitora está 35,3% concluída. Eles reforçaram o compromisso do governador Ratinho Júnior com entregas de obras históricas para o Paraná e o litoral, afirmando que a ponte deverá ser concluída em abril de 2026, com execução atual de diversos serviços, entre eles dezenas de estacas e vigas executadas, estrutura estaiada já sendo implantada, benfeitorias nas fundações e blocos, serviços nas vias de acesso dos dois lados da ponte, entre outras melhorias. 

“Em nome do governador do Paraná, Ratinho Júnior, ao lado do município junto ao prefeito e autoridades, bem como equipe do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR), que está a frente do processo, estamos contabilizando mais uma medição e anunciando a execução da obra, dando transparência, conforme pedido do governador, para esta obra que é emblemática para o Paraná. Mesmo em temporada, estamos com a operação em funcionamento e execução desta obra que chega nesta quinta-feira, 9, a 35,3% do total do andamento da obra”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Segundo o secretário, se atingiu mais de um terço da ponte concluída, passando de 33,3% para 35,3% no fechamento da medição deste mês em um valor gasto de R$ 140 milhões que já foram utilizados para a benfeitoria.  “Estamos no canteiro de obras acompanhando a dificuldade de engenharia e grandiosidade desta obra que conta com mais de um quilômetro de ponte e três quilômetros de obras. É uma solução definitiva que iremos trazer para esta travessia. Esperamos que a próxima temporada, o próximo verão, seja a última temporada do Ferry-Boat que faz esta travessia. Teremos até abril de 2026 a execução completa desta obra e pela primeira vez nós conseguimos estar um passo a frente do cronograma. Quem está trabalhando sabe que a gente acompanha 24 horas. Qualquer paranaense está ligado nesta obra e pela primeira vez conseguimos passar o cronograma, estamos um passinho a frente, o que para nós é muito importante pelo compromisso que temos”, destaca, salientando que por muitos meses o trabalho de fundação foi feito, que não era visível para fora da água, mas que ele foi essencial e importante para o cronograma da benfeitoria avançar. 

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“É um novo momento para o Paraná, principalmente para o Litoral, que por muito tempo aguardava e sonhava, mas não via uma movimentação tão forte quanto nesta gestão do governador Ratinho Júnior. Agradecemos a confiança da população”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex

“Nós temos hoje já uma obra que mesmo com a demora na travessia do Ferry-Boat a população tem aplaudido, porque sabe que esta é a solução definitiva para um problema que se arrasta por quase 50 anos. Temos um compromisso com o cronograma, transparência da execução dos recursos que estão sendo aplicados com a nossa supervisora que acompanha, atuação do governo, e a empresa sabe a responsabilidade que possui com o município e o Paraná”, afirma Sandro Alex, destacando outras obras que irão avançar para o litoral essenciais para a infraestrutura como a duplicação de vias estaduais entre Guaratuba e Garuva – SC e em Pontal do Paraná, em Praia de Leste. “São duas obras emblemáticas para este ano”, salienta, frisando que já há cronograma e previsão para as duas benfeitorias, com empresa vencedora em Praia de Leste e edital na praça entre Guaratuba e Garuva. 

O secretário frisou um planejamento contínuo do governador Ratinho Júnior em execução e entrega de obras de infraestrutura nos municípios do Paraná. “Estamos também planejando outros sonhos como termos aqui no Paraná a BR-101, que é um trecho de rodovia federal que aqui no Paraná não existe. Esta discussão sobre a descida da Serra do Mar sobre a BR-277 permanece, entendemos ela importante para o Porto e os paranaenses ter estudos sobre a implantação da BR-101 no Paraná”, explica. “É um novo momento para o Paraná, principalmente para o Litoral, que por muito tempo aguardava e sonhava, mas não via uma movimentação tão forte quanto nesta gestão do governador Ratinho Júnior. Agradecemos a confiança da população”, ressalta Sandro Alex.

DER-PR

O diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti, frisou o compromisso contratual para finalização da obra em abril de 2026. “Hoje nós passamos o cronograma que era para estar em execução, ele está em dia. A obra não é somente da ponte, ela tem toda uma preocupação ambiental com a construção tendo uma operação no Ferry-Boat em tempo integral. A ponte, além de ser complexa, conta com o entorno dela em que não podemos parar de forma nenhuma, mesmo na temporada os operários devem trabalhar. Chegarmos hoje com o cronograma em dia é uma vitória pela complexidade de obra e a entregaremos, com certeza, em abril de 2026”, salienta.

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Secretário Sandro Alex vistoriou a obra junto ao diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti

“A obra só começa a ficar visível a hora que ela sai da água, conforme atualmente conseguimos ver as vigas lançadas e os pilares para fora da água, com isso a população que está passando vê que realmente a Ponte de Guaratuba está em execução e este sonho que se fala há 30 anos vai se tornar realidade”, afirma Furiatti.

Engenheira e fiscalização da obra

Larissa Vieira, engenheira civil fiscal da obra da Ponte de Guaratuba, salientou que atualmente está em execução o serviço de execução. “No total das 64 estacas previstas, nós já temos 34 executadas, estamos também realizando alguns serviços de concretagem de vigas na ponte e de vigas que são posteriormente lançadas. Temos 21 das 160 vigas lançadas na estrutura. Temos também um avanço na estrutura estaiada, temos executada a parte de fundações das estacas e dos blocos e já estamos começando a concretar também os pilares que vão dar origem aos mastros da parte estaiada da ponte”, completa.

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“No total das 64 estacas previstas, nós já temos 34 executadas, estamos também realizando alguns serviços de concretagem de vigas na ponte e de vigas que são posteriormente lançadas”, ressalta Larissa Vieira, engenheira civil fiscal da obra da Ponte de Guaratuba

“Temos também os acessos às pontes tanto do lado de Matinhos, quanto de Guaratuba. No lado de Matinhos já temos alguns serviços de terraplenagem sendo executados com escavações, desmontes de rocha, onde haverá um alargamento da pista. Do lado de Guaratuba temos também as contenções que serão executadas aqui no morro, pois também temos o alargamento, duplicação e ciclovia que já está sendo iniciado este serviço para fazer esta conformação do terreno”, frisa Vieira.

Segundo a engenheira, houveram modificações acordadas nos sentidos das vias de acesso já feitas com alguns impactos pontuais. “Sempre tudo é muito sinalizado e avisado com antecedência para que a população se prepare e se programe, porque algumas coisas pequenas podem atrapalhar agora, mas depois significarão uma melhora muito maior para a população”, completa, ressaltando também que há influências meteorológicas no andamento da benfeitoria com chuvas em excesso, mudanças de maré intensas ou ventos fortes, mas que é algo momentâneo e que a benfeitoria segue em evolução contínua. 

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Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.