Um novo marco de cooperação foi estabelecido entre a Empresa Pública Portos do Paraná e a Marinha do Brasil. Um termo de compromisso assinado pelo diretor-presidente Luiz Fernando Garcia da Silva, formaliza o interesse da empresa pública em auxiliar a Marinha na construção da sede definitiva do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8).
A reunião com o comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Marco Antônio Ismael Trovão de Oliveira, realizada na manhã de quarta-feira, 26, contou com a participação do capitão dos Portos do Paraná, Anderson Brito Melo, os representantes da Portos do Paraná, diretor de Engenharia e Manutenção Victor Kengo, diretor de Operações Gabriel Perdonsini Vieira, diretor Jurídico Marcos Freitas, e o representante do Movimento Pró-Paraná, Antonio Saad Gebran Sobrinho.
O comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Trovão, destacou a importância da construção da nova sede do SSN-8 no Paraná. “Estou muito orgulhoso de estar aqui no meu estado e verificar o entendimento correto da autoridade portuária, do presidente Luís Fernando Garcia, em nos ajudar a ampliar a capacidade de fiscalização e de ordenamento do tráfego aquaviário aqui na construção de uma nova sede da nossa sinalização náutica. Isso vai ser fundamental para acelerar os processos, tanto aqui no Porto de Paranaguá, quanto também no Porto de Santos. É um crescimento bastante interessante, vai reduzir tempos de processamento de encargos que vão retornar para o porto, certamente com uma maior lucratividade”, disse o comandante do 8.º Distrito Naval, que também enfatizou que espera que tudo esteja ajustado para o início da obra ainda este ano. “Nós estamos agora buscando junto à SPU e ao IBAMA a doação final deste terreno. Acreditamos que durante essa semana vamos conseguir finalizar essa doação para iniciar a construção ainda com brevidade este ano ou no ano que vem. Essa parceria já vem há algum tempo, a própria autoridade portuária e a autoridade marítima. A Capitania dos Portos do Paraná vem trabalhando em prol da melhoria das atividades do porto, acelerando os processos de atracação, desatracação, e a produtividade do porto, sendo eficaz em todas as suas vertentes, de modo a trazer melhorias e crescimento para o estado do Paraná e para o Brasil como um todo. É muito importante essa visão, que estejam os entes políticos, a autoridade portuária e a Capitania dos Portos voltadas para esse crescimento do Paraná e do Brasil”, completou.
Representando a Portos do Paraná, o diretor de engenharia e manutenção, Victor Kengo, falou sobre a importância do termo de compromisso. “Para nós, da autoridade portuária, essa é uma estrutura que vai nos ajudar muito na celeridade, na análise da documentação e também para que nos auxilie nos nossos ganhos operacionais, tendo em vista todo o investimento que a Portos do Paraná vem realizando em nossa infraestrutura para aumentar nosso calado operacional e disponibilizar mais berços de atracação. Então isso é fundamental para a continuidade de crescimento da autoridade portuária da Portos do Paraná e também de todo o nosso estado”, enfatizou Kengo.
O comandante Pablo Araújo Barbosa do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8), destacou a importância da parceria: “Estamos aqui recebendo o apoio da Portos do Paraná para a construção de uma sede definitiva para o Serviço de Sinalização Náutica no Estado, o SSN-8. Ele atende aos estados de São Paulo e Paraná, e essa sede definitiva permitirá que a Marinha evolua de um serviço de sinalização náutica para um centro de hidrografia, aumentando a capacidade de oferecimento de serviços de hidrografia para os estados de São Paulo e Paraná. Passaríamos a oferecer outros produtos como sondagem batimétrica, análise de marés, fornecimento de publicações náuticas, entre outros.”
A sede definitiva do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8) deverá ser construída no terreno situado na Rua Benjamin Constant, n.° 479, Centro Histórico, em Paranaguá.