O Porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, recebeu nesta semana o primeiro navio para exportação de açúcar VHP a granel da história do porto. O navio Aurélia atracou para realizar o embarque de mais de 22 mil toneladas do produto, do cliente BTG PACTUAL. Toda a operação é coordenada e realizada pela operadora portuária SEAFORTE, empresa do grupo paranaense FTSpar.
“É uma operação inédita que o grupo FTSpar realiza no Porto de São Sebastião, ampliando a oferta de alternativas operacionais e logísticas para os nossos clientes. É uma rota que pode ser explorada para importação e exportação de graneis sólidos de origem vegetal e mineral”, explica o CEO da FTSpar, Valdécio Bombonatto.
Há uma expectativa de movimentação significativa para 2024, já com previsão de investimentos que devem aumentar a produtividade no Porto de São Sebastião, companhia vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, que fechou o ano de 2023 com novo recorde na movimentação de cargas, em mais de 1 milhão de toneladas. O crescimento foi de 12% na comparação com 2022, com uma receita 51% maior, o que equivale a R$ 43,5 milhões.
“Aproveito para parabenizar a autoridade portuária de São Sebastião pelos ótimos resultados do último ano e pela proatividade e pelo apoio aos operadores e usuários. Essa cooperação é fundamental para viabilizar o aumento da movimentação de cargas”, finaliza Bombonatto.
Para Rafael Moura, Diretor de Integração Logística da FTSpar, o canal de São Sebastião tem características únicas, com águas profundas e protegidas, dois acessos – barra sul e barra norte, ideal para manobras dos mais variados perfis de navios.
“Um passo enorme na consolidação deste produto ao portfólio da FTSPAR. Representando toda nossa capacidade de desenvolver soluções logísticas ao mercado. São Sebastião nos recebeu de portas abertas, e acreditamos no potencial desta bela cidade portuária, no potencial do Porto de São Sebastião, quem vem se modernizando oferecendo ao mercado uma excelente opção logística”, analisa Moura.
FTS
A FTSPAR é um grupo que reúne empresas especializadas em importação e exportação de cargas diversas, oferecendo soluções completas e inovadoras para o comércio exterior. Os serviços incluem logística portuária com a operação de carga e descarga de navios, armazenamento de produtos, agenciamento marítimo, gestão do transporte rodoviário, pátio de estacionamento de caminhões, entre outros serviços logísticos.
Há mais de 35 anos no mercado, atua em diversas frentes unindo esforços, competências e recursos para oferecer serviços de ponta a ponta, desde a origem da carga até o destino.
PORTO DE SÃO SEBASTIÃO
O Porto de São Sebastião, localizado no litoral norte de São Paulo, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1955. Depois de 69 anos em operação, o Porto tem superado expectativas e alcançado marcas históricas. No último ano chegou à marca de 1 milhão de toneladas movimentadas. Um recorde na história do Porto. Entre as cargas estão barrilha a granel, malte e cevada a granel e açúcar em sacas.
Foi o primeiro porto público do Brasil a obter a certificação ISO 14.001 de gestão ambiental. Tem um berço principal de atracação com 150 metros de extensão, somado a três dolphis de apoio à amarração, totalizando uma extensão útil de 225 metros.
O acesso terrestre é pela Rodovia dos Tamoios e pela Rodovia Rio-Santos, estradas que ligam o Porto ao Vale do Paraíba, distribuindo as cargas para todo os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Sul do Rio de Janeiro.
Fonte: FTSpar