conecte-se conosco

Humor

Personagem do humor popular, “Mano Bola” é sucesso no rádio e nas mídias sociais

Claudio Rodrigues dá vida ao personagem há mais de 17 anos

Publicado

em

Fotos: Luan Batista

Dar vida a um personagem não é uma tarefa fácil. Um dos principais desafios que se colocam no meio caminho entre a inspiração inicial e a história pronta é dar vida aos personagens. Atores iniciantes tendem a reproduzir a si mesmos em seus personagens, fazendo-os como uma espécie de versão própria mal-acabada, com diversas referências à sua própria trajetória de vida. Outros buscam inspiração em personalidades chamativas, que despertam atenção.

O gerente comercial e radialista Claudio Rodrigues, atua na Ilha do Mel FM, e em 2006 deu vida ao personagem Mano Bola, torcedor do Corinthians e uma máquina de fazer piadas com situações diversas. O dono do personagem conta como surgiu o Mano Bola. “Eu participava no ar e como departamento comercial do programa Algazarra na Rádio Litoral Sul FM na época (início de 2006). Quando o dono e apresentador do programa, Everson Miranda, pediu para desenvolver um personagem popular, povão mesmo. Passei o final de semana pensando e ensaiando vozes e trejeitos de um Corinthiano apaixonado pelo seu time, por bares, resenhas e boa vida. Assim surgiu o Mano Bola. Apresentei ao Everson, usando uma touca do Corinthians, óculos escuros, voz de Mano e com uma fala pra lá de popular. Everson aprovou de imediato e assim, de lá para cá, entre idas e vindas, já são quase 18 anos de Mano Bola no programa Algazarra”, contou.

Manter o sucesso de um personagem e ao mesmo tempo competir com a velocidade do humor na internet não é uma tarefa fácil. Se reinventar com temas atuais é um dos diferenciais para se ter o destaque onde atua, seja no rádio ou nas plataformas digitais.

Mano Bola participa do programa Algazarra na Rádio Ilhado Mel FM

Para encarnar o Mano Bola, Claudio Rodrigues explica como faz essa preparação do personagem e de quais artifícios utiliza para colocar em prática na hora do ‘valendo’. Além de conteúdos para a internet, Mano Bola participa ativamente do programa Algazarra, em multiplataformas, pela Rádio Ilha do Mel FM, de segunda a sexta-feira, a partir das 16h, na rádio, Facebook e Youtube. “Consumo diariamente muito conteúdo humorístico, piadas, perfis, podcasts e claro, sempre por dentro de tudo o que acontece em nossa região, para que o personagem tenha uma infinidade de gatilhos para sacadas e times, quando os companheiros de bancada e os entrevistados deixam brecha, as piadas surgem na hora, os gatilhos estão todos na cabeça”, disse Claudio Rodrigues.

Apesar de ser um torcedor ferrenho do time do Corinthians, Mano Bola faz piadas de situações que acontecem em Paranaguá e no litoral do Paraná. Antenado em tudo o que acontece, ele busca atrair público de todas as idades. “O personagem agrada e tem todos os públicos, eu acredito que os seguidores pendem mais para o público adulto masculino, mas existe um grande público feminino e infantil que acompanham o Mano Bola no rádio e nas cinco plataformas de mídias sociais ativas do personagem”, destacou.

O programa Algazarra dá visibilidade para que o Mano Bola, de forma irreverente, tenha o seu destaque no humor, fazendo com que cada entrevistado seja acolhido de forma divertida e alegre. Ao lado de Everson Miranda e Helio Alves, o Algazarra com o Mano Bola deixa qualquer entrevista mais leve e engraçada de ver e ouvir. “Ao longo desses quase 18 anos passamos por várias revoluções digitais, a mais forte sem dúvida, devido a pandemia, foi de 2019 para cá. Mas o humor e o perfil de humor leve e moleque do Mano Bola, ganhou muita força nos últimos anos, a alegria e descontração do projeto Algazarra potencializou isso. Sou grato aos companheiros de projeto que ajudam muito, tanto os de bancada, como os de bastidores, sempre trazem ideias novas e tendências, tudo muda muito rápido e ter pessoas inteligentes e antenadas ao lado, facilita o processo”, relatou o dono do personagem.

Segundo Claudio Rodrigues, não há roteiro para cada dia, cada programa, participação, conteúdo produzido. O importante é sempre ter uma ‘carta na manga’. “Na verdade, as tiradas não têm roteiro, a política solta do projeto criada por Everson Miranda, encaixou como uma luva para o Mano Bola, ele tem sempre suas cartas na manga, a atmosfera do programa é 50% do sucesso, os outros 50% é estudo e atualização de temas de humor”, disse.

Além do rádio, Mano Bola cria conteúdos para cinco mídias sociais

Para finalizar, o próprio Mano Bola deixou um recado para a população que o acompanha. “Não me chame de preguiçoso, sou apenas um empreendedor de tempo livre, tenho um talento natural pra economizar energia, quero ser jogador de futebol um dia, mas descobri que sou melhor como torcedor, acho lindo, quero trabalhar duro, mas não saio entregar currículo, vai que acho o que fazer, me cansa só de pensar em trabalho. Sobre o amor da minha vida? Sempre digo que é difícil achar, mas procurar é uma delícia kkkkk”.

Para encontrar o Mano Bola nas mídias sociais:

Instagram: @manobolavaicurintia

Facebook: facebook.com/manobolaalgazarra

TikTok: @manobolavaicurintia

YouTube: @manobolavaicurintia

Kawai: @manobolavaicurintia

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress