conecte-se conosco

Editorias

Fortes chuvas atingem o litoral do Paraná e causam alagamentos

De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, ao todo foram atendidas 16 ocorrências na região. Foto: Prefeitura de Paranaguá.

Publicado

em

Fortes chuvas atingem o litoral do Paraná e causam alagamentos

As fortes chuvas que atingiram o litoral do Paraná nas últimas 24 horas provocaram estragos em vários municípios da região, o mais atingido foi Paranaguá com 108mm de chuva e, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a média mensal é de 270mm.

Chuvas

Guaratuba foi a segunda cidade mais afetada pelo temporal com 50mm de chuva. O terceiro município mais atingido pelas fortes chuvas foi Guaraqueçaba, que registrou 67mm, região da Floresta com 65mm e Antonina com 37mm nas últimas 24 horas, dentro do período de início e fim do temporal no litoral.

Na madrugada de sexta-feira, 22, por volta das 3h, o Simepar registrou chuvas em vários setores do Paraná. Choveu com mais intensidade na faixa litorânea, assim como em algumas cidades do Norte e Noroeste do Estado. No litoral, a chuva foi contínua e, por vezes, com intensidade, principalmente entre Guaraqueçaba e a baía de Paranaguá, mas também choveu bastante em outros pontos, como em Guaratuba.

Ocorrências

A Defesa Civil de Paranaguá foi acionada para diversas ocorrências no município. De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, ao todo foram atendidas 16 ocorrências pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros envolvendo alagamentos, sete pessoas foram retiradas de suas moradias, retornando em seguida, logo que as águas baixaram.

Ao longo dos últimos quatro anos, a Prefeitura de Paranaguá tem realizado diversos trabalhos de drenagem, evitando, assim, maiores alagamentos por toda a cidade.

Segundo o Simepar, a próxima semana será de mais chuvas em Paranaguá e região, por isso a Defesa Civil do Município alerta a população a tomar cuidados. Para receber informações sobre o risco de mau tempo basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199.

De acordo com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, pequenas ocorrências de alagamentos foram registradas na região, em Paranaguá foram 16. Assim que a chuva parou, logo pela manhã de sexta-feira, o tempo melhorou e o nível da água baixou em todas as cidades, ficando apenas com pontos de alagamentos localizados.

De acordo com o 8.º Grupamento (8.º GB) do Corpo de Bombeiros do Litoral foi registrado ainda um deslizamento de terra no KM 8, próximo à BR-277, sem grandes danos, não impactando significativamente no tráfego na região. 

Orientação

O capitão do 8.º Grupamento (8.º GB) do Corpo de Bombeiros do Litoral, Everton Soares de Oliveira, orienta a população em casos de alagamentos com as fortes chuvas. “Pedimos para as pessoas acompanharem as previsões do tempo quanto à chuva intensa. Se você estiver de carro, evite estacionar em locais mais baixos da cidade, de descidas, e onde você acredita que poderá ter problema com o seu veículo. Se estiver a pé, evite passar por áreas alagadas, pois pode haver buraco ou resto de construção e ocasionar ferimentos ou acidentes. Além disso, a pessoa não sabe a velocidade da água, da chuva intensa, podendo ser levada e se afogar”, alertou.

“Caso precise de ajuda, ligue para o Corpo de Bombeiros no telefone 193 que a nossa equipe de pronto vai atender”, orientou o capitão 8.º GB do Corpo de Bombeiros do Litoral.

Telefones Úteis

Defesa Civil – 199 e (41) 3420-2944
Corpo de Bombeiros – 193
Guarda Civil Municipal – 153
Secretaria Municipal de Obras – (41) 3420-2775
Ouvidoria Municipal – (41) 3420-6005, (41) 3420-6010 e (41) 3420-6054

Leia também: Sociedade civil oficializa apoio às obras estruturantes no litoral do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress