conecte-se conosco

Eventos

Relação porto e cidade recebe reconhecimento internacional

André Pioli, diretor de Desenvolvimento Empresarial, esteve presente ao evento e fala da importância do estreitamento deste relacionamento com a cidade

Publicado

em

Desde que a empresa pública Portos do Paraná foi condecorada no último dia 24 outubro pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), em um encontro da entidade, realizado na cidade de Denver, Colorado, nos Estados Unidos, a notícia segue repercutindo positivamente.

O prêmio, tido como o Oscar dos Portos nas Américas, reconheceu a empresa pública paranaense na categoria Eventos Especiais pela promoção da Corrida do Porto e sua ligação com a comunidade.

O evento anual reuniu mais de 130 autoridades portuárias dos EUA, Canadá e América Latina.

Ao lado do presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e do diretor Jurídico, Marcus Freitas, o diretor Empresarial André Pioli, esteve recebendo a premiação Lighthouse Award, um reconhecimento internacional pela relação porto/cidade que a instituição vêm construindo Foto: colaboração/Portos do Paraná

O diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, fala sobre este reconhecimento e de alguns trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na empresa pública. “Foi uma satisfação grande receber um prêmio de uma instituição das Américas que aborda o setor portuário e logístico mundial pela relação entre o porto e a cidade. Fato que a gente vem trabalhando desde 2019 com a determinação do nosso Governador Ratinho Júnior de ter um olhar diferenciado pela cidade. Com isso a gente vem trabalhando intensamente em vários sentidos, como o pagamento dos impostos da cidade que são revertidos em saúde, educação, segurança pública e asfalto na cidade, a construção dos trapiches nas nossas comunidades marítimas, toda a parte de acesso aos portos do Paraná e uma das questões que cuidamos e temos o prazer de falar foi a atração e o desenvolvimento do turismo da nossa cidade, seja na questão da Corrida que celebrou com a comunidade os 88 anos da Portos do Paraná, onde mais de mil e duzentas pessoas vieram participar do evento na faixa portuária, primeira no mundo, e também a chegada dos navios de passageiros que irá dar uma realidade econômica diferenciada a população de Paranaguá. Hoje 80% da nossa economia é por conta da economia portuária. E agora vamos ter o advento do turismo com a chegada dos navios de passageiros. Isso vai fomentar a economia local, e vai dar uma oportunidade de emprego e renda para as pessoas”, enfatiza Pioli. 

Também dentre as ações, o diretor de Desenvolvimento Empresarial, detalha que são mais de 10 trapiches, muitos deles já entregues, espalhados por diversas comunidades marítimas. “São diversos trapiches, sendo dois no Pontal do Paraná, dois em Antonina, dois na Ilha dos Valadares, um no Rocio e também nas comunidades de Piaçaguera, Eufrasina, Teixeira, Europinha e Amparo, que muda a realidade das pessoas que moram nessas localidades e que abrem a possibilidade de pessoas de fora chegarem e poderem visitar as comunidades com mais segurança”, explica Pioli.

O diretor lembra também que a partir do dia 1 de dezembro Paranaguá navios de cruzeiros passam a fazer embarque e desembarque via Porto de Paranaguá, gerando emprego e renda a toda população. “A cada sexta-feira, a partir do dia 1.º de dezembro, um navio com duas mil e setecentas pessoas e mais setecentos tripulantes estarão chegando em Paranaguá. Eles estarão transitando pela nossa cidade e nas cidades do litoral que vão precisar do nosso comércio em geral. Vão se abastecer na nossa gastronomia, nas nossas farmácias, nos comércios em geral, e isso vai gerar emprego e renda para a população do litoral do Paraná”, comemora Pioli, que enfatiza a importância de se manter acessa a relação porto cidade. “Este é uma relação muito positiva visto que o porto está dentro da cidade e a cidade sobrevive do porto. Essa relação sadia ela propicia uma vida melhor, não só o emprego, mas uma vida com mais qualidade para todos os moradores da nossa cidade. A medida em que a gente paga os impostos devido à cidade, a medida que fazemos investimentos na cidade, eventos preocupados com as pessoas da nossa cidade, a cidade está desenvolvendo e o porto também”, afirma Pioli.      

Em alta

plugins premium WordPress