Começou na terça-feira, 16, a 1.ª edição da PARCELOG – 1.ª Feira/Fórum Paranaense de Comércio Exterior, Logística e Infraestrutura. O evento é realizado das 13h30 às 21h30, no auditório do Isulpar, em Paranaguá, e seguirá até a noite de quarta-feira, 17, com ampla programação. Na primeira noite, o evento contou com cerca de 300 participantes.
A PARCELOG tem o objetivo de promover a integração intermodal, o Comércio Exterior e a Eficiência Logística Global, avançando nos projetos e soluções logísticas pós-pandemia, através dos Portos do Paraná, integrando a comunidade portuária local e regional, aprofundando os temas com a presença de especialistas com notório conhecimento dos assuntos propostos, além de promover pontes entre o setor público, setor privado, entidades de classe, intervenientes, estudantes e comunidade portuária. O evento é uma realização da Marketing de Cidades, IEMP, Isulpar LS Eventos.
A programação da noite iniciou com a apresentação do projeto da Nova Ferroeste, que foi abordada pelo CEO da Ferroeste, André Luiz Gonçalves, e destacou a importância da obra para o Paraná e a Paranaguá. “Estamos há três anos construindo esse projeto, hoje estamos a nível de estudo, mas praticamente na fase final dos estudos, com os três pilares bem desenvolvidos, que é o Estudo de Viabilidade Técnica, Estudo de Impacto Ambiental e Modelagem Econômica Financeira. É um projeto onde o privado vai assumir o papel que hoje é da empresa pública e a expectativa é que isso aconteça o quanto antes, mas no seu tempo certo a pedido dos investidores. O benefício da Nova Ferroeste é o desenvolvimento socioeconômico muito forte, maior oportunidade de emprego, crescimento de indústrias, o próprio setor ferroviário traz a necessidade de um suporte para que ele funcione de forma eficiente, mas isso tem sido mostrado no nosso próprio estudo o quanto a ferrovia vai melhorar e diminuir o tráfego de caminhões pela BR-277 e assim diminuir um pouco de acidentes, melhorar a questão da poluição e oferecer a todo litoral a oportunidade de ter uma qualidade de vida melhor, visto que no mundo inteiro produtos de grande quantidade, especialmente a granel ou refrigerados são transportados por ferrovia”, destacou o CEO da Ferroeste.
O segundo palestrante da noite, Nilson Hanke, da assessoria técnica e financeira da FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná, abordou o tema “Logística Eficiente – da Lavoura ao Porto”. Hanke agradeceu o convite em participar do evento, que conta com temas importantes para o litoral do Estado. “É um prazer estar participando deste evento e transmitir as ideias que a FAEP. Aqui na PARCELOG abordamos em quatro itens a nossa palestra, iremos apresentar o que é a FAEP, também falaremos o que é o agronegócio no Paraná, o que exporta e o que produz. Falamos também sobre a importância do agronegócio na exportação no Brasil e por fim o que o agronegócio precisa em termos de logística, como portos, ferrovias, rodovias, energia elétrica, comunicação rural e principalmente a questão da segurança no campo”, contou o responsável da assessoria técnica e financeira da FAEP.
Estudantes de colégios e universidades do litoral do Paraná estiveram na plateia participando do evento, que iniciou às 19h e se estendeu até às 21h30, no auditório do Isulpar. Os professores puderam levar seus alunos para uma aula fora da sala de aula, em que o conteúdo foi abordado na prática, já que dúvidas puderam ser sanadas e a interação ocorreu de forma proveitosa a todos.
O professor Osíris Nascimento comentou da oportunidade que os alunos têm em participar de um evento importante como a PARCELOG, que aborda temas referentes às disciplinas que são tratadas em sala de aula. “Esse evento é também para atrair os empresários e a sociedade de Paranaguá para este local que é a universidade. A ideia é envolver os nossos alunos do curso médio técnico integrado do Colégio Alberto Gomes Veiga e também os cursos tecnólogos do Isulpar, de gestão financeira, logística, administração e gestão portuária. Alguns acadêmicos que puderam vieram à tarde e também as turmas participaram a noite. Eles receberão certificado com horas complementares”, afirmou.
O organizador do evento e sócio consultor da Marketing de Cidades, Flávio Frota, fez um balanço da primeira noite da PARCELOG em Paranaguá. “Foi um evento bastante produtivo com um público extraordinariamente presente com mais de 500 pessoas entre o período da tarde e noite. Foi um evento bastante importante para a nossa região e voltando a pós-pandemia a receber as pessoas, a promover interações entre empresas, mercado, agências de governo, estudantes e comunidade portuária em geral. O objetivo do evento sempre foi fazer essa interação com os alunos da área pública e privada, com estudantes que estão nessa área de comércio exterior, logística e portos. Então, a gente fez um esforço bastante grande para promover essa integração e a presença desses alunos durante o evento, que enriquece a formação deles e melhora a condição de trabalho deles nas empresas que atuam aqui no litoral”, destacou.