Na quinta-feira, 17, aconteceu no auditório do Instituto Superior do Litoral (Isulpar), em Paranaguá, o seminário “O Litoral em inovação, o futuro em nossas mãos”, organizado pelo Sistema Regional de Inovação do Litoral (SRI Litoral) junto à Prefeitura de Paranaguá, ao Governo do Estado e ao Sebrae Paraná. Empresários, estudantes, professores, autoridades e representantes da sociedade estiveram no local acompanhando painéis que abordaram a importância da inovação, tecnologia e ciência para alavancar o desenvolvimento do litoral, assim como impulsionar a geração de emprego e renda e a economia local. O evento ocorreu das 8h às 18h.
COMITÊ TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO DO LITORAL
O presidente do Comitê Territorial de Desenvolvimento e da Instância de Governança do Litoral no programa Paraná Produtivo do Governo do Estado, Antonio Saad Gebran Sobrinho, destacou o Litoral do Paraná como um polo de inovação e prosperidade. “Debatemos os desafios e as oportunidades para impulsionar o crescimento econômico, social e ambiental para o desenvolvimento regional. Sim, é totalmente viável alcançar um equilíbrio entre o desenvolvimento humano e a preservação do meio ambiente. À medida que a conscientização ambiental cresce, as abordagens sustentáveis estão ganhando espaço nos setores industriais e de tecnologia. Combinando inovação e responsabilidade, podemos construir um futuro onde o progresso humano coexista harmoniosamente com a natureza”, destacou.
PORTOS DO PARANÁ
O diretor de Meio Ambiente da empresa pública Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana, apresentou acerca do desenvolvimento portuário, sustentabilidade e ESG. “Trouxemos informações de como que nós solucionamos o grande desafio de estarmos inseridos dentro da grande reserva da Mata Atlântica e sendo o porto mais eficiente do Brasil pela quarta vez consecutiva, e o porto que mais movimenta cargas na América Latina, depois do Porto de Santos, que é o maior. Apresentamos como que a gente faz o nosso desenvolvimento econômico, como é que acontece a nossa logística portuária de forma harmônica com as nossas políticas de sustentabilidade de ESG, as quais a gente trabalha com inovação dentro do porto. Como o evento tratava de inovação, nós viemos mostrar para o público como que a gente inova dentro dessa área através da movimentação de cargas no Porto de Paranaguá”, destacou.
CEM/UFPR
O docente do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM/UFPR), Prof. Dr. Carlos Eduardo Belz, explanou sobre o papel das instituições de Ensino Superior no desenvolvimento da Blue Economy no Litoral do Paraná. “Fizemos uma contextualização do papel das universidades do litoral nessa discussão da inovação e do desenvolvimento sustentável. O CEM/UFPR tem um papel importante na geração de conhecimento na formação de pessoas e as universidades nos últimos tempos estão se abrindo para a comunidade e esse é o futuro”, contou.
FIEP
O gerente executivo de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr, destacou que a inovação é feita por pessoas. “É um processo de união. Não é só inovação no sentido de você desenvolver um novo produto, um novo serviço, mas na forma de agir, pensar o litoral como um todo, unindo academia, o poder público, as entidades, a Fiep e as empresas, indústrias, e até o Porto de Paranaguá. Essa união que vai gerar ideias para que a gente possa trocar por ações e fazer a inovação acontecer aqui no litoral do Paraná”, afirmou.
INVEST PARANÁ
O consultor Econômico da Invest Paraná, do Governo do Estado, Bruno Aguiar Casagrande, apresentou no evento as vocações regionais sustentáveis do Paraná, com foco principal no litoral paranaense. “O litoral é uma região de muita importância histórica e cultural para o Paraná, mas ao longo do tempo ela ficou para trás em termos de desenvolvimento econômico e hoje em dia temos a visão por meio do Programa Vocações Regionais Sustentáveis de que essa riqueza cultural e tradicional dos produtos do litoral são grande potencial para o desenvolvimento para a região”, descreveu.
PREFEITURA DE PARANAGUÁ
A secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, participou do evento e destacou as possibilidades de inovação na região litorânea. “O evento é um marco no litoral todo, quando a gente fala de inovação, sobre as práticas que tornam as sociedades mais produtivas e positivas, que gera riquezas e discutir isso tanto no âmbito da academia quanto da gestão pública, quanto dos atores que diretamente fazem parte desses hubs de inovação é um momento único e especial muito produtivo. Trouxemos um tema em relação aos ambientes inclusivos de economia criativa e as possibilidades dentro do turismo, das inovações. E a nossa pretensão em ter um espaço que seja uma efervescência de inovação, de tecnologia, boas práticas, qualificação e mão de obra, e por fim, geração de emprego e renda para a cidade de Paranaguá e para todo litoral”, disse.