A Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranaguá (Semas) divulgou a programação do Maio Laranja, campanha nacional que tem como intuito combater a violência contra crianças e adolescentes. No município, diversos eventos vão levar informação e conscientização a professores, alunos, pais e comunidade em geral com temáticas importantes da atualidade.
Entre elas a importância da proteção das crianças no mundo digital, com uma palestra para as Redes Municipal e Estadual de Ensino em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Núcleo Regional de Educação. No dia 15, às 14h, haverá a palestra pelo Nuciber (Núcleo de Combate aos Cibercrimes – Como proteger nossas Crianças e Adolescentes no Mundo Digital), com o palestrante Sérgio Artur Morgenster Ferreira Filho, psicólogo do NUCRIA (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes da Polícia Civil).
Sérgio atua no Nucria de Curitiba desde 2008, é agente profissional psicólogo, atuando também junto ao Nuciber (Núcleo de Combate Cibercrimes). Ele também é especialista em processo de aprendizagem e graduado em Direito.
No dia 16, terça-feira, haverá blitz de conscientização nas ruas no período da manhã.
Seminário
No dia 18, quinta-feira, acontece o 2.º Seminário de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes, no auditório do Isulpar.
A palestra inicial será de Jucimére Isolda Silveira, doutora em Serviço Social, professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos. Ela também é superintendente da Fundação de Ação Social em Curitiba e desenvolve trabalhos especialmente sobre o tema direitos, políticas públicas, gestão do trabalho e trabalho social. A palestra de encerramento no Seminário será de Emanuel Brandão, delegado do Nucria de Paranaguá.
“No meu Corpo Não”
No dia 19 de maio, sexta-feira, no Teatro Rachel Costa, alunos da rede pública de ensino de Paranaguá, do 4.º ao 7.º ano, poderão assistir à apresentação teatral “No meu Corpo Não”, espetáculo infantil interativo com a plateia, que aborda de forma lúdica e silenciosa o abuso infantil.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranaguá.
Sobre o 18 de maio
O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual. A data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).
Com informações da Semas