No mês da Consciência Negra, a população em Paranaguá, especialmente estudantes das escolas públicas, poderão participar da primeira edição do “Festival Afro Enedina Marques”. O evento acontece nesta quinta-feira, 17, a partir das 9h, no Teatro Rachel Costa.
A organização é da Cia Cultural Rainha Maçã, em parceria com a Compir (Conselho de Igualdade Racial) e apoio da Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Semedi (Secretaria Municipal de Educação), Núcleo Regional de Educação e Prefeitura de Paranaguá.
O primeiro “Festival Afro Enedina Marques” foi batizado assim em homenagem à primeira mulher a se formar em engenharia no Paraná e a primeira mulher negra a se tornar engenheira no Brasil.
Programação
Segundo a organização do evento, a programação é totalmente gratuita e voltada para alunos da rede pública de ensino e público em geral. O evento inicia às 9h da manhã com a apresentação do espetáculo teatral “Arauto Conta a História de Todas as Histórias”, da Cia Cultural Rainha Maçã, com o ator Breno Oberdan.
Em seguida, às 10h, haverá uma roda de conversa sobre Enedina Marques: Luta e consciência racial com ecos contemporâneos por Kurt Leandro.
Já no período da tarde, a partir das 15h, haverá novamente a apresentação do espetáculo teatral “Arauto Conta a História de Todas as Histórias” e, na sequência, uma apresentação musical com Coerente Mc e Toia Joia.
Às 19h, a abertura será realizada por Coerente Mc, seguido de uma roda de conversa sobre Enedina Marques: Luta e consciência racial com ecos contemporâneos por Kurt Leandro. A programação segue às 20h com apresentação de Ana Plantas, às 20h30 de Du’ Rap e encerramento.
“Venham assistir e participar desse momento importantíssimo para Paranaguá e o movimento negro e a cultura afro no município”, divulgou a organização do evento.
Ficha Técnica
O “Festival Afro Enedina Marques” é realizado pela Cia Cultural Rainha Maçã, com idealização e produção de Joice Cardoso, co-produção de Breno Oberdan, designer de Gabriela Cabral, ilustração de Chrissia Lopes, social media de Letícia Marcela, assessoria de imprensa de Marianna Amaral, apresentação de Tatiana Santos, fotografia de Matheus Freitas, sonoplastia de Ana Burnet, orientação e roda de conversa por Kurt Leandro e recepção de Ludmila Ariane.