conecte-se conosco

Eventos

Desfile em comemoração ao aniversário de Paranaguá reuniu cerca de quatro mil participantes

Evento teve ampla participação de escolas, cada uma com sua homenagem

Publicado

em

No sábado, 29 de julho, Paranaguá celebrou 375 anos e retomou o desfile cívico e escolar, no qual a última edição foi realizada em 2019. O evento contou com ampla participação de escolas municipais, centros de educação infantil, moto clubes, escolas estaduais, secretarias, forças de segurança e outras entidades. Foram cerca de quatro mil participantes no total.

O desfile foi iniciado pela passagem das forças de segurança

Em frente a Estação Ferroviária, o desfile foi aberto pela Capitania dos Portos do Paraná, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal. Em seguida, começou o desfile dos centros municipais de educação infantil (CMEIs), cada um preparou uma homenagem especial ao aniversário da cidade-mãe do Paraná.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, acompanhou o evento ao lado de outras autoridades municipais e celebrou o retorno da comemoração em um local importante para o município. “É um evento pós pandemia, estava com saudades de ter esses eventos, nós já fizemos na Praça de Eventos Mário Roque, em frente a prefeitura e agora na Estação Ferroviária, que foi reformada e que é nosso cartão postal, um espaço bonito, onde o desfile sempre acontecia no passado e é uma satisfação poder voltar para cá”, destacou Marcelo.

Escolas valorizaram a cultura e história de Paranaguá

Todo o desfile foi preparado pela Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) e lotou as ruas do entorno da Estação Ferroviária com as equipes das escolas. “O bom de tudo isso é poder estar todo mundo junto, essa confraternização entre as escolas do município, as particulares, as filantrópicas e principalmente as nossas, além das forças armadas. São 375 anos da cidade-mãe do Paraná e Deus nos abençoou dando uma trégua na chuva. As famílias vieram prestigiar, a educação preparou tudo com muito carinho com mais de 60 dias de organização”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, contou sobre o planejamento para a realização do evento e a participação da comunidade. 

Autoridades do município acompanham o desfile

“Ficamos muito ansiosos para esse desfile de 2023, as nossas crianças, principalmente. Logo cedo já fomos recebendo fotos deles se arrumando para desfilar, foi um desfile muito bonito para a nossa cidade e é um singelo presente da Secretaria e de toda a gestão nesses 375 anos de seu aniversário. A gente vem de alguns meses já nessa organização, preparando toda a logística, pois tem todo um cronograma. Muitos convidados aderiram ao desfile neste ano e nos procuraram para fazer parte. Preparamos tudo com muito carinho”, disse Tenile.

Público prestigiou as crianças e demais participantes 

Segundo a Prefeitura de Paranaguá, a retomada do desfile é uma oportunidade de a população enaltecer o sentimento de pertencimento e orgulho. É uma ocasião em que todos podem se unir para celebrar as conquistas do município, refletir sobre os desafios enfrentados e projetar um futuro ainda melhor.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress