No domingo, 21, acontecerá em Paranaguá, das 8h às 18h, na Associação de Moradores do Porto Seguro (AMPS), o “Domingo Negro”, evento que celebrará a cultura afro-brasileira com festa, arte, futebol, feijoada, rodas de samba e capoeira e apresentações. O presidente da Frente Afro do Litoral do Paraná (FAL), o advogado Ivan Luiz Camargo dos Santos, destacou a importância da festividade, que será a primeira após dois anos de pandemia dedicada à celebração do movimento negro na cidade-mãe do Paraná.
O “Domingo Negro” é uma promoção da Associação de Moradores do Porto Seguro com apoio da Frente Afro do Litoral do Paraná. O evento acontecerá na sede da AMPS que conta com o endereço na rua Reinir Mariano de Miranda, 147, Porto Seguro, em Paranaguá.
“O evento encerrará a semana do dia 13 de maio, voltado à questão do povo preto. Vai ter pagode, campeonato de futebol, capoeira e uma belíssima feijoada organizada pela comunidade. Todo o dinheiro arrecadado pela feijoada será destinado à Associação de Moradores. Pouca gente sabe, mas o bairro mais negro de Paranaguá é o Porto Seguro, onde 75% das crianças que estudam no colégio do Porto Seguro são negras. Então, a gente vai começar um trabalho lá pela FAL junto com a Assistência Social, com o Gerson, vai ser a primeira mobilização depois da pandemia de um evento para a população negra em Paranaguá”, explica o presidente.
Segundo o advogado, o evento é totalmente gratuito. “Será feita, no almoço, a venda da feijoada a R$ 20,00. Então, venham somar conosco uma força-tarefa, agradeço a Folha do Litoral News, a Cris e ao Emerson lá que são presidente e vice-presidente da Associação de Moradores”, finaliza Ivan Luiz Camargo dos Santos.