Eventos

Com um mês de programação, 5.ª edição do Festival de Gastronomia Caiçara de Pontal do Paraná já tem data para acontecer

Festividade acontecerá de 30 de junho a 31 de julho

O festival tem como destaque principal a Cambira, prato típico feito com tainha seca e defumada, cozida com ingredientes regionais e acompanhada por arroz, pirão e salada, uma verdadeira herança da tradição caiçara, passada de geração em geração (Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná)

O festival tem como destaque principal a Cambira, prato típico feito com tainha seca e defumada, cozida com ingredientes regionais e acompanhada por arroz, pirão e salada, uma verdadeira herança da tradição caiçara, passada de geração em geração (Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná)

A cidade de Pontal do Paraná recebe entre os dias 30 de junho a 31 de julho, a 5.ª edição do Festival de Gastronomia Caiçara. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), com apoio do Conselho Municipal de Turismo e Sebrae. O festival tem como destaque principal a Cambira, prato típico feito com tainha seca e defumada, cozida com ingredientes regionais e acompanhada por arroz, pirão e salada, uma verdadeira herança da tradição caiçara, passada de geração em geração.

O proprietário do Simples GastroBar, Jotta Ramos, compartilha a sua experiência no festival:
“Tínhamos só quatro meses de casa quando nos escrevemos no Festival de Gastronomia Caiçara, foi no último dia! Fomos entender o que era a cambira e logo nos conectamos com a receita, que tem tudo a ver com o litoral do Paraná e com o que a gente acredita: valorizar os sabores do Brasil inteiro. Criamos um escondidinho de cambira baseado numa receita de família, a cambira espiritual, e também fizemos uma releitura da tradicional. O resultado? Ficamos em 1.º lugar na Categoria Cambira Tradicional, em 2022”, contou Jotta.

“Hoje temos 14 pratos com cambira no cardápio. Os que mais saem são a cambira à moda portuguesa, a tradicional e a espiritual. No mês do festival, as vendas chegam a triplicar no restaurante. Quem colocou a cambira no cardápio sentiu a repercussão. Trazer a cambira foi surreal. É uma herança caiçara com muito valor. E, sem dúvida, ajudou financeiramente pois é um dos pratos que mais vende aqui”, ressalta.

Ao participar do festival, os empreendimentos gastronômicos de Pontal do Paraná têm a oportunidade de ganhar visibilidade local e regional, atrair novos clientes e fidelizar o público, valorizar a cultura gastronômica caiçara e criar experiências únicas para seus clientes

Melhor Cambira Tradicional

Segundo a prefeitura, o concurso gastronômico é destaque no festival e, em 2025, traz a novidade da categoria “Melhor Cambira Tradicional – Iniciante”, destinada a novos empreendedores ou cozinheiros que querem dar os primeiros passos no preparo dessa receita clássica. São as seguintes as categorias:

  • Melhor Cambira Tradicional – Especialista;
  • Melhor Cambira Tradicional – Iniciante (nova categoria);
  • Melhor PF Caiçara com Cambira;
  • Melhor Petisco Caiçara (releitura da Cambira).

Oficinas presentes no festival

Além das delícias gastronômicas, o festival oferece oficinas, apresentações artísticas e atividades culturais, reunindo moradores e visitantes para celebrar a história e as raízes caiçaras.
Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo formulário online:
https://forms.gle/6yfq4Gn5zbXjJf7n6. Mais informações podem ser obtidas pelo número do WhatsApp: (41) 93500-7978

Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

Você também poderá gostar


Com um mês de programação, 5.ª edição do Festival de Gastronomia Caiçara de Pontal do Paraná já tem data para acontecerAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).