Após alcançar a premiação máxima em 2016, no Campeonato Brasileiro de Petra vencendo nas modalidades de 100, 200 e 400 metros, o jovem Vinícius Cabral, de 15 anos, mostrou determinação e ganhou o ouro novamente, desta vez, no 5.º Campeonato Paranaense de Atletismo (Petra) que ocorreu nos dias 29 e 30 de julho, em Maringá. “Treino com muito foco, garra e determinação”, frisou o jovem que, nesta última competição, superou seu próprio recorde marcando nos 100 metros 23 segundos, nos 200 metros foram 54 segundos e nos 400 metros, 2,9 minutos. “Estou muito feliz com o resultado e meu objetivo é continuar competindo e trazendo medalhas a Paranaguá”, destacou Vinícius. A intenção é continuar realmente. “Quero ser o bicampeão brasileiro em competição que acontecerá em novembro”, garantiu.
Vinicius Cabral é estudante no Ensino Médio, está cursando o 2.º ano, no Colégio Estadual Arthur Miranda Ramos. “Ele é um menino guerreiro e muito dedicado no que faz. Treina na academia World Muscle três vezes por semana para fazer fortalecimento de pernas e braços com o treinador Giuliano Nunes e duas vezes por semana treina Petra, no Aeroparque, com a treinadora Silmara França”, contou a mãe de Vinícius, Maria Madalena França.
PETRA
A modalidade Petra foi criada na Dinamarca em 1989 e chegou ao Brasil em 2009. É uma nova modalidade paradesportiva, do atletismo em que os atletas correm com os seus próprios pés. O atleta utiliza uma tricicleta (de três rodas), um guidão para direcionar, com suporte para o tronco, um banco para assento, além de faixas, mas não tem pedal anexado. Predominantemente indicados para pessoas com paralisia cerebral. Adequado também para pessoas com distrofia muscular, Doença de Parkinson e outras deficiências que afetam a mobilidade e o equilíbrio. De acordo com os profissionais da área, a Petra melhora a autoestima do atleta e dá possibilidades de sair da sua cadeira, para poder se locomover melhor.
Vinícius é campeão brasileiro de Petra e, em julho, ganhou mais três medalhas de ouro, no Paranaense