No dia 12 de fevereiro, a ultramaratonista paranaense Luciana Beatriz Freitas da Rocha, nascida em Curitiba e criada em Paranaguá, da equipe F3 Assessoria Esportiva, conquistou a primeira colocação geral na Meia Maratona “Sinta Vilha Velha”, realizada em Ponta Grossa pela Unimed. Ela foi a vencedora da modalidade “Geral Feminino” no percurso de 21 quilômetros. O ótimo desempenho na prova dá sequência ao preparo da atleta para prosseguir na Seleção Brasileira de Ultramaratona, com disputa da Seletiva em Toledo que poderá a classificar para competir no Campeonato Continental de 100 quilômetros representando o Brasil.
Segundo Luciana da Rocha, ela obteve o tempo de prova de 1 hora, 43 minutos e 32 segundos, com excelente desempenho duas semanas após ter obtido a segunda colocação geral na Travessia Torres Tramandaí (TTT), prova com 84 quilômetros realizada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. “Sabia que a prova seria bem dura por ser muita subida e descida, assim como vários tipos de terrenos, mas eu fui confiante para fazer o meu melhor. A paisagem também foi um atrativo a mais. O parque de Vila Velha é lindo”, acrescenta.
“No início da prova estava em segundo lugar nos 21 quilômetros e sabia que tinha que administrar a força, pois no final o ‘bicho iria pegar’. No KM-15 foi o ‘start’. Passei a primeira colocada, pois ela estava muito cansada para continuar forte e eu fui constante do começo ao final. Nessas horas a experiência conta bastante”, explica a ultramaratonista.” Eu fui para essa prova pelo desafio e por ser em um ponto turístico único do Paraná, sem dúvida. Essa prova é uma das mais difíceis do Paraná. O diferencial foi ter tido paciência e saber dar o ‘sprint’ na hora certa”, completa.
Próximos desafios e Seleção Brasileira de Ultramaratona
Segundo Luciana, o próximo desafio será a disputa de uma corrida de 100 quilômetros em Toledo, sendo esta uma seletiva para prosseguir na Seleção Brasileira de Ultramaratona, com a qual ela disputou o Mundial na Alemanha em 2022 representando o Brasil. “A seletiva será para integrar a Seleção Brasileira no Campeonato Continental de 100 quilômetros que acontecerá no Brasil no segundo semestre deste ano”, detalha.
Corrida do Porto de Paranaguá
De acordo com a ultramaratonista, ela estará em casa no próximo domingo, 16, para disputar a “Corrida do Porto de Paranaguá”, realizada pela Portos do Paraná. A atleta foi convidada a participar da prova pela Global Vita Sports na prova de 10 quilômetros. “Fiquei muito feliz pelo reconhecimento e correr na terrinha é sempre especial. Com certeza será uma prova incrível, uma oportunidade de rever os amigos e receber energia positiva para os meus próximos desafios”, ressalta.
“Quero agradecer ao canal Sprint Final (https://www.youtube.com/@CanalSprintFinal) do Eduardo Rocha e a à Global Vita Sports pela oportunidade de participar dessa prova no Porto de Paranaguá, sendo que o valor das inscrições será revertida em cestas básicas. Meu contato para patrocinadores é @lu_runner no Instagram e Lu Beatriz no Facebook no link https://www.facebook.com/lu.beatriz.773 “, finaliza Luciana Beatriz Freitas da Rocha.