Esportes

Fim de semana será de muita capoeira em Paranaguá

Ginga Paranaguá terá batizado, troca de graduação e muitos ensinamentos sobre a arte

jwk215ni 1584477209

O Ginga Paranaguá, em sua 6.ª edição, vai atrair mais de uma centena de praticantes da capoeira de todo o País para o Ginásio Albertina Salmon nos dias 8 e 9 de outubro. Organizado pela professora Janaína de Souza, o evento contará com mestres reconhecidos como Xeréu e Suíno, ambos de Goiânia, e que prometem trazer muitos ensinamentos para o público amante da capoeira.

O primeiro dia do evento será realizado nas dependências do ginásio de esportes, sendo que o segundo e último dia da festividade será na Praça 29 de Julho, local onde haverá inúmeras apresentações que vão atrair o público para os chamados aulões abertos. “Estamos fazendo o convite a toda a cidade para que as pessoas prestigiem a nossa capoeira, a nossa arte, e os nossos praticantes”, comentou.

Representante do tradicional Grupo Candeias, a professora Janaína tem conseguido despertar o interesse de muitos jovens para a prática da capoeira. Um deles é o adolescente Michel Rodrigues, de 16 anos, e que desde março deste ano ingressou na ginga da capoeira. Segundo ele, a diferença de antes para agora é a melhora considerável na coordenação motora e na resposta imediata do raciocínio. “Além disso, o ambiente faz com que você tenha novas amizades e novos horizontes de futuro”, explicou o aluno, o qual reside na Vila Guarani.

 

jana%20e%20michel

 

De acordo com a professora Jana de Souza, somente no grupo Candeia há cerca de 70 participantes, com idades que variam de 4 a 70 anos. “Não importa a idade nem a condição física, o que importa é a vontade em querer aprender e a paciência para entender que todo processo tem seu tempo de aprendizado até o surgimento dos primeiros resultados”, lembra.

Ainda sobre o 6.º Ginga Paranaguá, serão mais de 150 pessoas presentes, entre mestres e capoeiristas de localidades como Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e do Estado de Goiás. “Teremos workshop com palestras e cursos com a finalidade de ensinar a melhor metodologia para o ensino da capoeira nas escolas e também com público mais jovem”, diz Jana Souza, que tem entre as principais conquistas dois títulos mundiais de capoeira.

Você também poderá gostar

Fim de semana será de muita capoeira em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.