O Ginga Paranaguá, em sua 6.ª edição, vai atrair mais de uma centena de praticantes da capoeira de todo o País para o Ginásio Albertina Salmon nos dias 8 e 9 de outubro. Organizado pela professora Janaína de Souza, o evento contará com mestres reconhecidos como Xeréu e Suíno, ambos de Goiânia, e que prometem trazer muitos ensinamentos para o público amante da capoeira.
O primeiro dia do evento será realizado nas dependências do ginásio de esportes, sendo que o segundo e último dia da festividade será na Praça 29 de Julho, local onde haverá inúmeras apresentações que vão atrair o público para os chamados aulões abertos. “Estamos fazendo o convite a toda a cidade para que as pessoas prestigiem a nossa capoeira, a nossa arte, e os nossos praticantes”, comentou.
Representante do tradicional Grupo Candeias, a professora Janaína tem conseguido despertar o interesse de muitos jovens para a prática da capoeira. Um deles é o adolescente Michel Rodrigues, de 16 anos, e que desde março deste ano ingressou na ginga da capoeira. Segundo ele, a diferença de antes para agora é a melhora considerável na coordenação motora e na resposta imediata do raciocínio. “Além disso, o ambiente faz com que você tenha novas amizades e novos horizontes de futuro”, explicou o aluno, o qual reside na Vila Guarani.
De acordo com a professora Jana de Souza, somente no grupo Candeia há cerca de 70 participantes, com idades que variam de 4 a 70 anos. “Não importa a idade nem a condição física, o que importa é a vontade em querer aprender e a paciência para entender que todo processo tem seu tempo de aprendizado até o surgimento dos primeiros resultados”, lembra.
Ainda sobre o 6.º Ginga Paranaguá, serão mais de 150 pessoas presentes, entre mestres e capoeiristas de localidades como Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e do Estado de Goiás. “Teremos workshop com palestras e cursos com a finalidade de ensinar a melhor metodologia para o ensino da capoeira nas escolas e também com público mais jovem”, diz Jana Souza, que tem entre as principais conquistas dois títulos mundiais de capoeira.