conecte-se conosco

Esportes

Abadá Capoeira de Paranaguá se destaca nos Jogos Sul-Brasileiros 2023

Paranaguá recebeu o prêmio de Delegação Destaque do Paraná

Publicado

em

Nos dias 29 e 30 de abril, a cidade de Curitiba foi sede dos Jogos Sul-Brasileiros 2023. A equipe de Paranaguá, do professor de Educação Física e Instrutor de Capoeira, Ciro Rafael Miquiline, se destacou na competição.

“Paranaguá foi muito bem representada pelos nossos alunos competidores nos jogos e no festival. Paranaguá ganhou o prêmio de Delegação Destaque do Paraná”, contou Miquiline.

Participaram deste evento, 38 cidades dos três estados da região Sul do Brasil. “Tivemos nossas mulheres campeãs nos Jogos Sul-Brasileiros de 2023. Graduada Cristal (Eduarda Miquiline) sendo vice-campeã na categoria D, corda azul e azul/verde, melhor jogo de Benguela. Graduada Katiti (Geovana Marodim), 3.° lugar na categoria B e C, cordas verde e verde/roxa a roxa e roxa/marrom, melhor jogo de São Bento da Abadá”, destacou Miquiline.

Além disso, 10 alunos ganharam medalhas no festival ocorrido na capital paranaense.

PROJETO EM PARANAGUÁ

O projeto do coordenador da Abadá Capoeira e da Associação Desportiva e Cultural de Paranaguá, Ciro Rafael Miquiline, está com inscrições abertas. As aulas acontecem às segundas e sextas-feiras, no Colégio Carmem Costa, na Vila dos Comerciários, das 17h30 às 19h.

No Colégio Bento Munhoz da Rocha Neto, as aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 12h às 13h30, na Vila Rute. Também na Escola Francisca Pessoa Mendes, no Jardim Esperança, onde acontece a capoeira pedagógica, das 17h30 às 19h, para alunos de 5 a 11 anos.

Além disso, as atividades são realizadas no Centro de Iniciação ao Esporte João Hélio Alves, localizado no Jardim Esperança, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h, com idade livre.

AVALIAÇÃO

“Na prática, a contribuição social que este projeto tem dado aos grupos atendidos é verificada no desempenho escolar. Sendo assim, é estritamente necessária a dedicação às atividades escolares, utilizando como critério os boletins. Na perpetuação da prática de atividade física considerando o incentivo a prática de esporte. Há ainda o retorno familiar, pois a capoeira possui hierarquias necessárias para os praticantes, o que impõe disciplina, paciência e persistência que são valores que acabam sendo transportados para o universo familiar e resultando em filhos mais obedientes e conscientes de seus papéis na família e na escola. Este resultado tem chegado à coordenação do projeto por meio de feedback dos próprios pais e responsáveis, o que tem sido gratificante para a equipe gestora do projeto”, destacou Miquiline.

“Outro ponto importante a ser considerado é o fato de que o projeto tem dado aos alunos a ampliação do seu universo social imediato, sendo ofertado em áreas de grande vulnerabilidade social. Vale salientar que os alunos participam de eventos de capoeira em outras cidades e estados como, por exemplo, os Jogos Sul-Brasileiros que a cada ano é realizado em uma cidade e estado diferente da região Sul do País”, completou o instrutor de capoeira.

Em alta

plugins premium WordPress